O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira, 18, medidas que devem reduzir em até 70% a necessidade de atendimento presencial nos postos do Poupatempo, como o de Guarulhos.
Todos os totens de atendimento do Poupatempo serão indisponibilizados. O objetivo é evitar que o equipamento seja manipulado por diversas pessoas e também para evitar aglomeração, pois são formas de proliferação do vírus.
Os 40 serviços online oferecidos pelo Poupatempo devem suprir esta necessidade e podem ser acessados remotamente por computadores e celulares.
A medida, que atinge todos os 652 postos do Detran.SP e as 76 unidades do Poupatempo em todo o Estado, visa impedir aglomerações e reduzir a chance de disseminação do novo coronavírus.
Além disso, o Governo de São Paulo solicitou ao Governo Federal a prorrogação da validade da CNH para que os cidadãos não tenham que ir presencialmente renovar neste período.
“Estamos regulando o fluxo nessas unidades do Governo, postos do Detran e Poupatempo. Não há fechamento, mas um processo de regulação para permitir o fluxo adequado e sem concentração de pessoas nesses serviços”, disse Doria.
Para isso, a partir de quinta-feira (19), todos os agendamentos de exames práticos e teóricos para habilitação de motorista no Detran estão suspensos. Além disso, todas as defesas de multas e indicação de condutores deverão ser realizadas somente online. Os recursos de suspensão ou cassação, para quem foi notificado, serão prorrogados por 30 dias.