fbpx
PUBLICIDADE

Anac autoriza iFood a fazer entregas com drones

Foto: Divulgação/iFood
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

É a primeira empresa no Brasil a usar drones em delivery

O iFood, em parceria com a Speedbird Aero, é a primeira empresa no país autorizada a realizar entregas usando drones, ou RPAs (Aeronave Remotamente Pilotada), em todo o território brasileiro. A autorização, concedida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para uso diário comercial, é inédita no mercado e no continente americano.

Os drones usados pela empresa estão liberados para realizar entregas com cargas de até 2,5 quilos em um raio de 3 km, em áreas urbanas e rurais, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto.

“É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

Segundo a empresa, os drones fazem apenas uma parte do trajeto: eles levam os pedidos até um droneport (área específica e segura para pousos e decolagens de drones), onde são coletados por um parceiro entregador do iFood que completa a entrega fazendo o transporte até a porta dos clientes. Veja vídeo:

A licença envolve uma série de requisitos e parâmetros de segurança. Entre eles estão não sobrevoar pessoas, manter distância de fontes de interferência eletromagnética e respeitar as alturas máximas e mínimas fixadas pela ANAC.

O processo de análise do pedido durou oito meses. Técnicos da ANAC acompanharam quatro ensaios com a empresa, sendo três voltados para observação das características físicas do equipamento e outro para analisar a atuação operacional.

(Com informações da Agência Brasil)


PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM