Estudantes têm acesso para fazer provas, simulados e trabalhos, além de videoaulas
O Centro Educacional Moriah, com unidades no Gopoúva e no Picanço, possui há vários anos o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que serve para auxiliar o ensino para crianças e adolescentes. Na prática, eles conseguem aprimorar os seus conhecimentos por meio dos celulares, tablets e computadores.
A tecnologia educacional é uma das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do Ministério da Educação. Como o Moriah já possuía esse conceito e estrutura, o colégio não apresentou dificuldades para se adaptar quando as aulas presenciais foram restringidas na pandemia da covid-19, em 2020.
Apesar de abranger todos os alunos, a utilização da tecnologia educacional pelo Moriah acontece de modo diferente, a depender de cada idade. E o colégio segue atento às necessidades de cada etapa e aos avanços tecnológicos.
Para a educadora Erika Tonetti, uma das fundadoras do Moriah, o celular e a tecnologia já fazem parte do cotidiano dos estudantes, o que é uma vantagem no AVA.
“Não existe mais sala de aula só com giz, apagador e lousa. O Moriah sempre trabalhou com a tecnologia educacional para aprimorar as competências e habilidades dos alunos”, explicou.
Cada etapa
O foco do AVA é ser um aliado para a formação, mas ele tem conceitos diferentes em cada etapa. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a proposta é utilizá-lo, mas uma das prioridades também é trabalhar com as crianças a socialização e outros aspectos que vão além da tecnologia. Já no Ensino Médio, ela serve também para fortalecer a preparação para os vestibulares.
De acordo com Nataly Fredigotto, educadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as crianças contam com a ajuda dos pais para acessar os conteúdos do AVA: videoaulas, realidade aumentada e até fazem provas online em tablets na sala de aula.
“As crianças têm muita facilidade em utilizar o celular e gostam de fazer prova no tablet”, disse.
Com o passar dos anos, o uso do AVA é aprimorado, junto com a maior autonomia dos estudantes. Segundo a articuladora educacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio/Técnico, Cris Quintas, a ferramenta é um elo de ligação entre os alunos, os professores e as famílias.
“Se o aluno for viajar, ele pode acessar o livro pelo celular. Não precisa levar o livro físico para estudar. É um material que os jovens curtem bastante porque têm a linguagem deles”, afirmou.
Pelo AVA, os alunos assistem videoaulas, fazem trilhas pedagógicas, atividades, entrega de trabalho, simulados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), entre outras funcionalidades.
“Os professores utilizam bastante a tecnologia educacional em sala de aula. Fazem avaliações, desafios, simulados. Para o professor é um recurso importante. Ele tem autonomia de fazer novas questões e conta também com um banco de dados enorme com vários exercícios, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio/Técnico”, reforçou Erika.
A unidade Gopoúva do Centro Educacional Moriah fica na Alameda Yayá, 61, Telefone (11) 2443-5868, e atende os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio/Técnico. O colégio possui ainda a unidade Picanço, na Rua Cachoeira, 87, Telefone (11) 2086-0458, que atende do Berçário e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.