fbpx
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Abertura dos Jogos Escolares reúne escolas municipais no Adamastor

Jogos Escolares Municipais
Foto: Eduardo Calabria/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Evento começa em 14 de agosto e segue até 1º de setembro

Na manhã desta quarta-feira (2) a Prefeitura de Guarulhos promoveu a abertura da Etapa Regional dos JEM (Jogos Escolares Municipais) 2023, evento que reuniu no Adamastor alunos das escolas da rede municipal participantes da 10ª edição dos jogos.

Nesta etapa os jogos trazem vivências de práticas corporais pautadas na proposta curricular para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Ela começa no dia 14 de agosto e segue até 1º de setembro com jogos que acontecem em oito regiões da cidade: Bonsucesso, Taboão, Centro, Vila Galvão, Cumbica, São João, Cabuçu e Pimentas.

Os estudantes participam de modalidades individuais e coletivas, jogos e brincadeiras mistos com meninos e meninas. Os educandos do Ensino Fundamental participam de atletismo, dama e xadrez, nas modalidades individuais, e corda em equipe, gol-caixote, queimada, resgate e pique-bandeira nas coletivas. Já os jovens e adultos da EJA participam de modalidades individuais no dominó e nas damas, além de resgate no coletivo.

“É muito gratificante ver o envolvimento das escolas e dos alunos nos jogos escolares, esse grande evento que proporciona alegria e movimento a todos os participantes, uma oportunidade para que eles possam experimentar diferentes momentos e interações, e o mais importante, o sentimento de colaboração que é marcante e presente em todas as atividades dos jogos”, destacou o prefeito Guti (PSD).

Tanto na Etapa Escolar, que aconteceu em maio e envolveu todos os educandos das 251 unidades escolares e instituições parceiras, quanto na Regional, os jogos enfatizam a educação com olhares direcionados para a diversidade, o que proporciona também a construção da autonomia de sujeitos éticos, críticos, empáticos e resilientes, cujos valores compreendem a escola como lugar de criação, que contempla o multiculturalismo como liberdade de expressão.

“Este é um grande evento que envolve todos os nossos alunos, em diversas modalidades, traz a prática do currículo com atividades corporais, a representação do movimento na sua prática e, principalmente, respeita a cultura e a diversidade. É um momento de festa e integração e tenho certeza que para as crianças os jogos serão inesquecíveis”, disse a secretária de Educação, Fabia Costa.

O evento contou com uma apresentação de maculelê, uma dança afro-brasileira, dos alunos da EPG Amélia Duarte e com performance de ginástica artística das alunas do Ginásio Bonifácio Cardoso.

JEM 2023

Na perspectiva de uma educação integral e inclusiva, os Jogos Escolares Municipais 2023 promovem a construção social, multidimensional, de igualdade, equidade, sustentabilidade e compromisso com a diversidade, reconhecendo as identidades culturais dos educandos.

Para enfatizar a concepção dos jogos, que conta com jogos e brincadeiras previamente organizadas e estruturadas, as oito regiões onde os jogos acontecem receberam nomes para compor o acróstico “O BRINCAR”: O Mestre Mandou (Jardim São João), Barra Manteiga (Centro), Roda Cantada (Bonsucesso), Ioiô (Cumbica), Nunca Três (Cabuçu), Corre Cotia (Vila Galvão), Amarelinha (Taboão) e Rua Avenida (Pimentas).

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM