Em ao menos dois casos, Thiago Surfista e Lucas Sanches, troca de partido ocorreu para uma possível candidatura a prefeito
Com o fim da janela partidária em 6 de abril, alguns vereadores trocaram de partido para disputar as eleições de 2024.
O GRU Diário apurou que ao menos metade dos 34 vereadores trocou de partido durante essa Legislatura.
Pré-candidato a prefeito, Lucas Sanches deixou PP para ir ao PL. O vereador, conhecido por seus vídeos de fiscalização em equipamentos públicos conta com o apoio de blogueiros bolsonaristas, do presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL), e busca o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Já o vereador Thiago Surfista deixou o PSD, partido do prefeito Guti, para ir ao Novo. Assim como Sanches, Surfista teve mais de 40 mil votos na eleição a deputado federal em 2022. Secretário de Meio Ambiente da gestão Guti, ele não foi escolhido pelo prefeito para ser seu sucessor na disputa pela Prefeitura neste ano.
Com a saída de Elói Pietá do PT para disputar a Prefeitura de Guarulhos pelo Solidariedade, a vereadora Janete Pietá também desembarcou do barco da legenda e encontrou abrigo na Rede, sendo a primeira vereadora e líder da sigla no Legislativo.
Ex-presidente da Câmara Municipal, Martello foi expulso do PDT após criticar a escolha do partido pelo nome do deputado estadual Márcio Nakashima como pré-candidato a prefeito e se filiou ao Republicanos, partido do pré-candidato Jorge Wilson, apoiado por Guti para ser seu sucessor.
Além de Martello, o Republicanos também teve a adesão de Danilo Gomes, que deixou o DC, Sérgio Magnum, que deixou o Patriotas, e Gilvan Passos que deixou o PSD.
Já o PSD, partido de Guti, ganhou mais dois vereadores: o atual presidente da Câmara, Ticiano, que deixou o Cidadania, e o vereador Geleia Protetor, que deixou o PSDB de Fran Corrêa para se juntar a base governista.
Esposa do vice-prefeito Professor Jesus (Podemos), Vanessa de Jesus deixou o Republicanos para se filiar ao partido comandado pelo marido, o Podemos.
Já a vereadora Carol Ribeiro deixou o PSDB para se filiar ao MDB, enquanto Sandra Gileno deixou o Patriotas para se filiar ao PSDB.
O PRTB ganhou a adesão da vereadora Márcia Taschetti e dos vereadores Paulo Roberto Cecchinato e Welliton Bezerra, que deixaram, respectivamente, PP, PTB e Agir 36.
Assim como Martello, o vereador Leandro Dourado ficou insatisfeito com o PDT e migrou para o Solidariedade.
O vereador Rafael Acosta também deixou o DC, dessa vez para concorrer pelo PSB.