Projeto busca reinserção de moradores de rua na sociedade
Lançado há pouco mais de dois meses, o programa Casas Terapêuticas atende mais de 10 homens na residência na Vila Galvão, em Guarulhos. O projeto atua tem como objetivo acolher dependentes químicos e oferecer estrutura adequada para que, em um ano e meio, eles possam retornar ao mercado de trabalho e conseguir a independência financeira.
A iniciativa pode contemplar até 45 pessoas simultaneamente nas três casas – o acolhido pode ficar até seis meses em cada uma. A intenção é seguir o trabalho de convencimento dos moradores de rua para trazer mais pessoas para o programa.
“O projeto é um sucesso. A Prefeitura acompanha esses homens e atua para reinseri-los no mercado de trabalho e faz as tratativas em relação à saúde”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante.
O Estado investe R$ 2 milhões por ano no programa em Guarulhos. A gestão municipal entende que o programa pode colaborar para a reconstrução de muitas famílias que sofrem pelos danos causados pelas drogas.