fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Acampamento de afegãos deve acabar até o final do mês no Aeroporto de Guarulhos

Fábio Cavalcante, secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social
Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Estado vai entregar abrigos para 300 refugiados em Franco da Rocha

Com 130 afegãos, o acampamento de refugiados no Aeroporto Internacional de Guarulhos segue preocupando as autoridades. O secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, afirmou que a expectativa é que todos sejam acolhidos até o final do mês com a abertura de abrigos pelo Governo do Estado na cidade de Franco da Rocha.

De acordo com Fábio, o Estado tem sido um parceiro para a recepção dos refugiados, o que não pode ser dito do Governo Federal. Ele afirmou que a Prefeitura não teve resposta do pedido protocolado no ano passado para reconhecimento de Guarulhos como cidade fronteiriça, que poderia trazer mais recursos para atender essa população.

Os afegãos têm fugido do regime do Taleban, que retornou ao poder no Afeganistão, e conseguido visto humanitário para ficar no Brasil. O problema é que eles chegam apenas pelo Aeroporto de Guarulhos e não há uma política pública no país para acolhê-los.

Os abrigos em Guarulhos já estão cheios. Eles recebem atendimento de saúde, alimentação, mas precisam de abrigamento, o que pode demorar meses. O acampamento de afegãos já chegou a ser esvaziado no ano passado, mas retornou com a chegada constante de refugiados que querem recomeçar a vida no país.

“O Governo Federal é muito moroso para responder a demanda que chega diariamente. Nossa maior parceria é com o Governo do Estado”, ressaltou Fábio.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM