Restaurantes e bares podem ter liberação antecipada.
Guarulhos pode entrar na fase amarela do Plano São Paulo, de flexibilização da quarentena, em 29 de junho. É o que indica o Plano São Paulo, do Governo do Estado, divulgado hoje (19), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
Os municípios do Alto Tietê, o que inclui Guarulhos, tiveram grande melhora nos indicadores na última semana, apesar da liberação da abertura dos comércios não essenciais. A mudança permitirá a reabertura dos restaurantes e bares, além da permissão de ocupação de até 40% nos shoppigns e demais comércios.
Pelo planejamento da Prefeitura de Guarulhos, restaurantes seriam liberados apenas em 6 de julho. Para a antecipação ser efetivado, é preciso que manter alguns requisitos, como manter disponibilidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 11 mil paulistas. O Centro de Contingência pondera que a propagação da covid-19 está mais intensa no interior. Hoje, o Governo anunciou o retorno da quarentena mais restritiva para as regiões de Marília e Registro. Também estão nessa fase Barretos, Ribeirão Preto e Presidente Prudente, que chegaram a ter os comércios liberados no início do mês.