Confira a entrevista com Tony Oliveira, diretor da L7 Personalizados, vencedora do Prêmio Destaque Empresarial 2021
O quanto a vida pode mudar em um espaço de cinco anos? O casal Tony e Liliane Oliveira, 30 e 29 anos, respectivamente, avançaram de um namoro e a abertura de um negócio para um casamento e a gestão de uma empresa campeã de vendas em um produto no Brasil, com 30 colaboradores, no Bonsucesso, em Guarulhos.
Com um ano de namoro, Tony participou de um evento no Sebrae e teve a ideia de adquirir uma máquina para confecção de brindes. Ele propôs o negócio para Liliane, que aceitou. Os dois tinham o sonho de crescer e fazer com que o pai dele, Hermino Oliveira, pudesse deixar de ser pedreiro, uma profissão difícil e cansativa.
Em outubro, o esforço foi recompensado com o Prêmio Destaque Empresarial, da ACE-Guarulhos (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos), na categoria Pequeno Porte. Hoje, a L7 Personalizados – empresa criada pelos dois, que se casaram em 2017 – é a campeã nacional de vendas de espelhos cartões de visita e espelhos-chaveiro.
Tony recebeu o GRU Diário e falou sobre o caminho que percorreu com a esposa para consolidar a empresa.
Confira a entrevista:
Como foi o início da empresa?
Tony Oliveira – No começo o nome era Give Gifts, mas trocamos porque era de difícil pronúncia. Começamos com uma máquina na minha casa. Depois conseguimos crescer.
O que significa L7?
Tony Oliveira – L é de Liliane e sete é nosso número de casal. Começamos a namorar em 7 de janeiro de 2015 e nos casamos em 7 de outubro de 2017. E o nome Liliane tem sete letras.
Vocês começaram a vender os espelhos desde o início?
Tony Oliveira – Não. Em abril de 2016 começamos com a ideia de aproveitar o lançamento do game Pokémon Go para criar imãs de geladeira, que teria um Pokémon e a pokebola, mas não foi uma ideia que foi para frente. Depois fizemos algumas coisas para despedida de solteiro para a cunhada da minha prima. Aí ela comentou que tinha uma amiga que trabalhava na Mary Kay e precisava de umas lembrancinhas para as clientes. Daí me veio a ideia de um espelhinho como cartão de visita. Comprei os espelhinhos. No início, tivemos que procurar as consultoras pelo Facebook, chamar no chat, uma a uma. Nos primeiros meses não tivemos tantas vendas, mas tive a oportunidade de fazer 2 mil botons para consultoras em um evento da Mary Kay em São Paulo. Lá, entregamos os espelhinhos como brinde e elas adoraram.
Então foi uma aposta.
Tony Oliveira – Ninguém acreditava tanto. Já tinham saído algumas vendas, mas em 2017 tivemos um milhão de espelhos vendidos para consultoras da Mary Kay. Depois, ingressamos no Marketing Place. No ano seguinte, eu deixei a Associação Comercial (trabalhava como consultor).
E vocês possuem outros produtos?
Tony Oliveira – Sim, além dos espelhos, temos roupas, bolsas, enfim, a gente trabalha com produtos personalizados em geral.
Por que você acreditou que o cartão de visita espelho faria sucesso?
Tony Oliveira – O diferencial é que ninguém joga fora, diferente do cartão de visitas comum. A pessoa guarda quando recebe de presente.
Vocês começaram a empresa na sua casa e hoje têm uma sede com 30 funcionários. Como foi esse avanço?
Tony Oliveira – Graças a Deus sempre crescemos por necessidade. Em abril de 2019, nós tivemos uma grande demanda de pedidos. A casa ficou pequena, só tinha espaço para as máquinas. Me juntei com um amigo e viemos para o Bonsucesso por ser mais barato e ter mão de obra abundante. Eram duas empresas no chão de fábrica. Começou como um negócio bem familiar. Hoje, estamos beirando 30 colaboradores. E agora estamos só com a L7 na sede.
Como foi encarar a pandemia?
Tony Oliveira – O crescimento do meu produto foi tão grande que nenhum fornecedor dava conta dos meus pedidos. Mandei fazer uma máquina própria para ter o espelho redondo, uma ferramenta projetada por nós. Conseguimos novos fornecedores e otimizamos os produtos com nossa própria fabricação.
Hoje, além da administração, o grande desafio de vocês é entender a tendência do mercado?
Tony Oliveira – Isso, e pensar na variação dos produtos. Temos 6 milhões de espelhinhos vendidos no Brasil. Antes, não tinha uma visibilidade como hoje. Montamos variações que outras empresas copiaram. Hoje somos os maiores do Brasil. O espelho cartão de visita deu uma caída, mas o espelho-chaveiro se tornou o mais vendido.
Sua maior venda não é Guarulhos então?
Tony Oliveira – Não, vendo em todo o Brasil, inclusive no exterior. Já vendi para a França, Suíça, Itália e Portugal.
Coo você sintetiza o caminho de lançar uma empresa junto com os familiares e ganhar o Prêmio Destaque Empresarial?
Tony Oliveira – É persistência. Não tem outro nome. E Deus na frente sempre. Hoje tem que contar com boas pessoas, que fazem a diferença. Um empresário não é um empresário sozinho. Ele tem que ter outras pessoas que estão ali para ajudar, mesmo sendo amigo, familiar ou colaborador. Ser empresário significa precisar de pessoas. Ninguém cresce se não tiver quem ajude. A decepção faz parte da vida, alguém pode te decepcionar, mas tem que seguir adiante.