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Implantação do free flow na Via Dutra, em Guarulhos, deve fazer até 80% dos motoristas utilizarem tags

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Foto: CCR RioSP
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Cobrança na pista expressa da rodovia Presidente Dutra está prevista para o segundo semestre

A CCR RioSP prevê a implementação do sistema de cobrança free flow a partir do segundo semestre na pista expressa da rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos. Os motoristas poderão fugir da cobrança apenas na pista local. Contudo, essa mudança deve estimular a migração de motoristas para a utilização de tags. A estimativa é que cerca de 80% dos veículos passem a utilizar o sistema.

As tags permitem que os motoristas passem por pedágios sem precisar parar nas cabines, além de constar as cobranças nas pistas em que há free flow, sem praça fixa de pedágio. A CCR não irá cobrar o uso da expressa para os veículos que passarem pelo pedágio de Arujá. Isso indica que o maior impacto será para os guarulhenses, que utilizam a pista expressa para ir para São Paulo e Arujá ou para facilitar o acesso a Guarulhos.

De acordo com o diretor de negócios da ConectCar, Newton Ferrer, a migração para as tags tem sido algo crescente nas cidades com concessões em free flow. Ele citou o caso da EcoNoroeste, que eram 35% de usuários de tags e agora são 85%.

Antes da pandemia do coronavírus, 53% dos motoristas no país utilizam tags. Esse número está em 68%. Uma das explicações, segundo Ferrer, é a possibilidade também de utilizar outros estabelecimentos, como estacionamentos e serviços de valets.

Apenas a ConectCar conta com 3% da população guarulhense como cliente, o que representa 10% dos veículos (cerca de 34 mil). Ferrer avalia que a movimentação entre Guarulhos, São Paulo e Arujá – que é a maior do país – vai impulsionar a utilização de tags. Afinal, muitos motoristas devem preferir a pista expressa – que é mais ágil – ao invés da local, que possui maior congestionamento mesmo sem ter implementado a cobrança do free flow.

“Depois que o motorista usa a primeira vez, não fica sem. Ele se acostuma com a conveniência. O cliente de Guarulhos vai ter na via expressa (essa vantagem), porque é diferente do pedágio convencional. Em Guarulhos, não vai precisar reduzir a velocidade para passar, já que vai estar na via expressa”, explicou.

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