PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

39 mil guarulhenses estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada

Foto: Sidnei Barros/PMG
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Maioria dos faltosos recebeu AstraZeneca ou Coronavac

Subiu para 39.084 o número de pessoas que ainda não retornaram aos postos de saúde de Guarulhos para tomar a segunda dose contra a covid-19, segundo o Sistema Vacivida desta quarta-feira (25). Destes, 18.016 deveriam ter completado seu esquema vacinal com o imunizante Coronavac, 21.059 com AstraZeneca e nove com a Pfizer.

A Secretaria da Saúde vai intensificar a busca ativa desses faltosos, que já é feita por meio de contato telefônico ou pela visita domiciliar dos agentes comunitários de saúde. Além disso, o município retomou a abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos sábados pelo Programa Saúde Agora, oferecendo também essa oportunidade para as pessoas tomarem a segunda dose contra a covid-19.

Desse total de faltosos, a grande maioria tem aprazamento da segunda dose para este mês de agosto, sendo 15.708 para receber o imunizante Coronavac, 18.380 para tomar o reforço da AstraZeneca e quatro da Pfizer. Mas existem pessoas que deveriam ter recebido o reforço contra a covid-19 há muito mais tempo.

No caso da vacina Coronavac, são 31 pessoas que tinham aprazamento em fevereiro passado e ainda não retornaram, 305 em março, 532 em abril, 628 em maio, 91 em junho e 721 em julho. Da AstraZeneca, 196 tinham de ter tomado a segunda dose em abril e não voltaram, 243 em maio, 126 em junho e 2.114 em julho. Já com relação ao imunizante da Pfizer, além dos quatro que já ultrapassaram o prazo neste mês de agosto, outros três de julho também ainda não completaram seu esquema vacinal.

De acordo com a Prefeitura, as equipes de saúde vão concentrar esforços para contatar os faltosos, especialmente os que estão com atraso maior. Existem casos de óbitos entre os faltosos e até mesmo esquecimento da data.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE