Prefeitura lança o Diagnóstico Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes
Familiares e amigos próximos são os maiores responsáveis pela violência sexual contra crianças e adolescentes. É o que aponta o Diagnóstico Rede de Proteção Intersetorial de Crianças e Adolescentes, elaborado pela Prefeitura de Guarulhos, e lançado nesta sexta-feira (19), no Teatro Adamastor.
De acordo com o documento, 192 pessoas de até 19 anos sofreram violência doméstica de seus pais (134), irmãos (41) e mães (17), entre 2018 e 2021. Amigos e conhecidos cometeram o crime contra 195 jovens. Ao todo, 762 vítimas foram confirmadas na cidade – 28 delas tinham menos de um ano.
O documento foi elaborado por meio da Comissão Intersetorial para Construção e Monitoramento do Programa de Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências e do Observatório de Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos.
O prefeito Guti (PSD) recebeu o documento das mãos da aluna de ginástica artística Amanda Marques, o qual está disponível no link.
“O diagnóstico é o pontapé inicial que indica os setores em que precisamos avançar e para isso contamos com a junção de todas as forças. Temos que proteger as crianças e os adolescentes de nossa cidade, que são prioridade absoluta”, afirmou o prefeito.