fbpx
PUBLICIDADE

16º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos reúne 14 etnias

Encontro dos povos Indígenas
Foto: Marcio Lino/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Cidade possui 1.649 indígenas, de acordo com o Censo do IBGE

O 16º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos foi aberto nesta quinta-feira (17) no auditório do Paço Municipal, no Jardim Bom Clima, com a apresentação do ritual sagrado do Toré por indígenas de 14 etnias residentes no município. Esta foi a primeira vez que o encontro ocorreu na sede da Prefeitura.

Em Guarulhos vivem 1.649 indígenas, de acordo com o mais recente censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Há na cidade duas UBS (Cabuçu e Soberana) de referência para o tratamento de indígenas e o Centro de Referência da Assistência Social Acácio para atendê-los.

“Somos uma cidade que acolhe e abraça o indígena”, pontuou o secretário de Governo, Edmilson Americano.

O líder tupi-guarani Awá Kuaray Wera explicou que o objetivo do 16º Encontro é resgatar a cultura dos povos indígenas no município e fortalecer as aldeias no Estado de São Paulo.

A programação do encontro incluiu a palestra “Políticas públicas para indígenas em contexto urbano”, ministrada pela enfermeira com doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Lavinia Santos de Souza Oliveira, que é pesquisadora do projeto Xingu desde 1998 e especialista em saúde indígena. Ela destacou que Guarulhos é parceira do Xingu desde 2014 e que foram ministrados na cidade cursos de capacitação e eventos sobre a saúde indígena para servidores municipais.

O modelo adotado em Guarulhos para atendimento dos indígenas pretende ser replicado em todo o território nacional pelo governo federal, conforme a coordenadora-geral da Secretaria Especial de Saúde Indígena. “Os indígenas que não estejam em contexto de aldeia também devem ter direito a uma saúde diferenciada, respeitando as suas diferenças culturais, como acontece em Guarulhos”, disse a gestora.

No Brasil há cerca de 1,7 milhão de indígenas, ainda de acordo com o IBGE, o que representa 0,83% da população residente no país.

Programação

O 16º Encontro dos Povos Indígenas prossegue nesta sexta-feira (18), a partir das 8h, até as 23h do sábado (19) com momentos de oração, rodas de canto e de dança com indígenas de São Paulo e de outros estados no Espaço Multiétnico Filhos desta Terra (avenida Benjamin Harris Hunicutt, 4.112, Cabuçu). As atividades são abertas ao público, que poderá participar e comprar artesanato e comidas típicas.

No domingo (20) acontece a Feira dos Povos Indígenas na tenda verde do Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro), a partir das 9h30. Haverá apresentações culturais, rituais indígenas, cantos, danças, exposição e venda de produtos artesanais. O evento é gratuito e aberto à população.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM