Reunião entre youtuber, pré-candidato e presidente nacional do partido ocorreu em Brasília para selar apoio
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, recebeu na sede do partido, em Brasília (DF), o ativista de direita e youtuber Fernando Lisboa, que confirmou apoio à pré-candidatura do vereador Lucas Sanches (PL) à Prefeitura de Guarulhos, na quarta-feira (27).
Com o movimento, Lisboa, que é próximo à família do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), se une ao grupo político que tem Sanches como o pré-candidato da direita em Guarulhos – em contraponto às pré-candidaturas do PT e de outras ramificações da esquerda que se lançaram na cidade.
De acordo com Costa Neto, a articulação do PL Nacional garante que a pré-candidatura de Sanches à Prefeitura guarulhense está mais forte do que nunca”:
“Com a ajuda do Lisboa, tenho certeza que Guarulhos vai sair ganhando. O PL está unindo os melhores; pessoas sérias e que querem trabalhar. Guarulhos precisa de um prefeito que se preocupe com o povo, e a vinda do Lisboa para o nosso grupo vai potencializar ainda mais a pré-candidatura do Lucas [Sanches] na cidade”, afirmou o presidente da Executiva Nacional do PL.
Ao lado de Carlos Alberto Santiago – pré-candidato a vereador em Guarulhos e aliado de primeira ordem de Costa Neto -, Sanches comemorou a junção de forças políticas em torno de sua pré-candidatura. Segundo o parlamentar, a população pode contar com “um grupo de direita forte”, com nomes que reúnem os princípios ideológicos fundamentais para combater a esquerda e a extrema esquerda no município:
“Essa é a mensagem de união que queremos passar para os guarulhenses. Estamos montando um time preparado para conduzir Guarulhos de forma austera, honesta, com gestão eficiente. Temos os melhores nomes para devolver a dignidade que o nosso povo precisa e merece”, argumentou o pré-candidato a prefeito pelo PL.
Morador de Guarulhos, Fernando Lisboa ficou conhecido nacionalmente por participar do grupo “Youtubers de Direita”, base virtual criada em apoio a Bolsonaro, na época em que era presidente. Próximo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o filho 03 de Bolsonaro, o ativista de direita deve definir, dentro das próximas semanas, se além de auxiliar Sanches na corrida eleitoral para o Executivo concorrerá a algum cargo eletivo na cidade:
“A direita mais do que nunca está unida para transformar a história de Guarulhos. Tenho certeza que muita coisa boa está por vir”, comemorou o ativista político, que tem quase 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube.
A disputa eleitoral em Guarulhos caminha para um cenário de polarização entre candidaturas ligadas ao PT e à esquerda contra candidatos de direita.
Levantamento divulgado neste mês pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), antigo Ibope, mostra Sanches com 10% das intenções de voto, com chances de ir ao segundo turno possivelmente contra o ex-petista Elói Pietá, recém-filiado ao Solidariedade, que lidera a pesquisa com folga.
Apesar de estar à frente na pesquisa, Sanches está tecnicamente empatado com os deputados estaduais Jorge Wilson (Republicanos) e Márcio Nakashima (PDT), o vereador Thiago Surfista (PSD) e o deputado federal Alencar Santana, nome do PT para as eleições municipais de 2024.