fbpx
PUBLICIDADE

Vôlei Guarulhos visita aldeia e campeões paulista jogam partida com indígenas

Foto: Icaro Oliveira
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Flecha abre a Superliga Masculina 2023/2024, neste sábado (11) contra o Suzano Vôlei

Os atletas do Vôlei Guarulhos, atual Campeão Paulista de 2023, visitaram a reserva indígena multiétnica Filhos Dessa Terra, nesta quarta-feira (8), no bairro Portal do Gramados, e jogaram uma partida com os indígenas.

O time, conhecido como “Flecha”, é um projeto da Associação Social e Esportiva Índios Guaru fundada em 2018 pelo presidente do time, Anderson Marsili.

“O símbolo nasce para  homenagear os verdadeiros donos desse lugar, desde o início temos feito várias ações para contribuir com as atividades da aldeia que é um orgulho pra nós”, disse Marsili.

Desde que a parceria iniciou, boa parte das brincadeiras na aldeia inclui improvisar uma rede e disputar partidas de vôlei, com bolas e vestindo camisetas doadas pelo time flecha.

Vôlei Guarulhos visita aldeia e campeões paulista jogam partida com indígenas
Foto: Icaro Oliveira

“Eles se apaixonaram por esse jogo por causa deles. Nem acredito que estão todos aqui. Temos pelo menos uns 11 meninos e meninas que adoram jogar. Eles ajudam a gente com todas as atividades aqui. É muito duro e eu incentivo eles a fazer esporte para relaxar. Mas a visita de vocês parece um sonho”, disse a líder Juciara Pankararu que vive na comunidade com marido e filhos, dividindo o território com parentes.

O Censo 2022 aponta que em Guarulhos vivem cerca de 1,6 mil indígenas das etnias pankararé, pankararu, wassu coral, tupi, kaimbé, guarani, geripanko, guajajara, xavante, pataxó, tupinambá de olivença, xucuru, terena e tabajara, disse a líder Juciara Pankararu.

O capitão e levantador do Vedacit Vôlei Guarulhos, Sandro Carvalho, ficou bem emocionado.

“Estou feliz por essa oportunidade de ver de perto onde nosso esporte pode chegar. A gente imagina, mas estar aqui aumenta nossa paixão pelo voleibol e pelo poder que ele tem de inspirar nossos jovens. Estar aqui já é uma das melhores experiências como jogador de vôlei, que aumenta o valor das minhas medalhas”, comemorou o atual campeão paulista.

Flechas abrem a Superliga Masculina 2023/2024

O  jogo de estreia, que abre a Superliga Masculina 2023/2024, será no próximo sábado (11), às 21h, na Arena Suzano, entre Vedacit Vôlei Guarulhos e o Suzano Vôlei, equipe que foi derrotada pelos flechas na disputa pelo título estadual. A partida será transmitida pelo canal Sportv.

Sob o comando do técnico recém-contratado, Nery Tambeiro, o time guarulhense participará pela terceira vez do grupo de elite. Em 2022 conquistou o quarto lugar e na última temporada, o quinto.

Doze equipes estarão na disputa pelo título nacional: Sada Cruzeiro, Itambé Minas, Farma Conde/São José, Suzano, Vedacit Guarulhos, Vôlei Renata, Joinville, Sesi, Apan Roll-On, Azulim Gabarito Monte Carmelo, Montes Claros América, Araguari.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM