Atletas da base reclamam que não possuíam suporte para se desenvolver mesmo antes da pandemia
De acordo com uma matéria de Bruno Voloch, divulgada na segunda-feira, 3, pelo Estadão, atletas juvenis estão insatisfeitos com o tratamento recebido pela direção do Vedacit Vôlei Guarulhos.
Agora na primeira divisão da Superliga, maior torneio de vôlei do País, a equipe não estaria, de acordo com a reportagem, oferecendo suporte para que os jogadores se desenvolvessem mesmo antes da pandemia.
Procurado pelo GRU Diário, o time enviou nota informando que a categoria de base, composta por atletas Sub-19 e Sub-21, não foi encerrada. Ainda de acordo com o clube, desde março os atletas foram liberados para permanecerem com suas famílias – época em que se iniciaram os primeiros casos de coronavírus no País.
“Mantivemos todas as bolsas de estudos conveniadas com colégios particulares de Guarulhos para que eles prosseguissem com os estudos à distância”, destaca a nota.
O clube prossegue afirmando que há previsão de retorno das atividades para janeiro de 2021 e que realizou reunião com pais e responsáveis em 31 de julho para esclarecer as decisões tomadas.
“Entendemos que os jovens estejam ávidos para a prática da modalidade, por isso nos comprometemos com os pais a ter ajuda psicológica, educacional e de preparação física, mas reafirmamos que não colocaremos nenhuma vida em risco”.
Confira, na íntegra, a nota enviada pelo clube ao GRU Diário:
“O investimento em novos talentos e a promoção do esporte como transformador de vidas continuará sendo nosso principal compromisso. Por prezar por uma gestão profissional e responsável esclarecemos que todas as decisões, que apresentamos abaixo, tem única e exclusiva relação com o nosso posicionamento, diante do cenário pandêmico que estamos enfrentando globalmente, e que exige ações emergenciais, de cuidado e de proteção à vida.
Em relação ao time da categoria de base do Vedacit Vôlei Guarulhos foram tomadas as seguintes decisões:Interrupção imediata de todas as atividades, desde o mês de março, com liberação dos atletas para que retornassem em segurança para suas residências;
Mantivemos todas as bolsas de estudos conveniadas com colégios particulares de Guarulhos, para que prosseguissem os estudos à distância;
Trabalhar em consonância com as decisões e em irrestrita atenção às orientações da Organização Mundial da Saúde e aos protocolos da CBV – Confederação Brasileira de Vôlei;
Paralisação temporária das atividades, prevendo retorno em janeiro de 2021, atento sempre ao calendário de competições e às orientações da OMS;
Realizamos reunião com pais e responsáveis, na data de 31/7/2020, para esclarecimentos sobre todas as decisões tomadas, inclusive em relação ao alojamento custeado pelo Vedacit Vôlei Guarulhos, mantido exclusivamente para atletas que estiverem em atividades esportivas, que por tanto só estará disponível no retorno dos trabalhos;
Entendemos que os jovens estejam ávidos para a prática da modalidade, por isso nos comprometemos com os pais a ter ajuda psicológica, educacional e de preparação física, mas reafirmamos que não colocaremos nenhuma vida em risco.
Por isso, que as atividades da base de 2020 estão interrompidas, aguardando que haja segurança para retornar nosso projeto, reafirmando que ele continua, pois esse é o nosso compromisso”.