Todas as bilheterias das estações serão fechadas até dezembro deste ano
O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (4) o fechamento e todas as bilheterias do Metrô e da CPTM até dezembro deste ano. Entre as alternativas para a compra dos bilhetes está o credenciamento de novos estabelecimentos fora das estações, que deverá subir de 2 mil para 6 mil pontos até o fim de 2022, em SP e região metropolitana.
Também será possível a compra pelo Pix, aplicativo de celular e máquinas de autoatendimento nas estações. (Veja todas as opções abaixo).
Os bilhetes BOM e BU (Bilhete Único) continuam funcionando normalmente e quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel também poderá utilizar normalmente nas catracas.
O governo de SP prevê que a redução de custos operacionais com o fechamento dos guichês pode chegar a R$ 100 milhões anuais. Os funcionários das bilheterias devem ser realocados.
O plano de substituição das bilheterias começa nesta sexta-feira (8) com duas estações: Belém, na Linha 3 – Vermelha, do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda, da CPTM – que funcionarão nos horários de pico, das 6h às 10h e das 16h às 20h.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) divulgou parte do cronograma de fechamento dos guichês, sendo:
Etapa 1 (de 4 a 7/10): comunicação prévia sobre o encerramento das atividades das bilheterias nas estações Belém na Linha 3-Vermelha, do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM ;
Etapa 2 (de 8 a 14/10): fechamento parcial da bilheteria com funcionamento nos horários de pico (06h às 10h e 16h às 20h);
Etapa 3 (a partir de 15/10): encerramento total das atividades na bilheteria.
A secretaria disse que cronograma completo será divulgado nos próximos dias e as estações contarão com o reforço de uma equipe para auxiliar os passageiros durante 30 dias. Os passageiros ainda serão avisados sobre o fechamento dos guichês através de sinalizações especiais nas estações.
“Essa mudança é uma evolução nos serviços oferecidos à população. O acesso aos bilhetes por meio de outros pontos de venda e canais digitais gera uma maior comodidade e agilidade na compra. Sabemos que mudanças trazem impactos na rotina, por isso planejamos uma transição organizada e com muita informação. A população terá todo apoio necessário para que essa transição ocorra da melhor maneira possível”, afirma Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.
Ainda segundo Baldy, o recurso será reinvestido no sistema e faz parte do nosso plano para o equilíbrio das finanças do sistema.
Onde comprar os bilhetes
WhatsApp oficial TOP (11) 3888-2200
Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: PIX
Aplicativo TOP (Android e IOS)
Forma de pagamento: Crédito, Débito (consulte no app as bandeiras aceitas)
Máquinas de Autoatendimento (ATM)
Forma de pagamento: Débito
Estabelecimento Comerciais Parceiros
Forma de pagamento: Débito, Crédito, Dinheiro (consulte no local a forma aceita). Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop.com.br.
TOP nas Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/boradetop
Instagram: https://www.instagram.com/boradetop/
Twitter: https://twitter.com/boradetop
Baixe o Aplicativo TOP:
Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.autopass.top
Apple Store: https://apps.apple.com/app/id154266423