Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou à Frente Nacional de Prefeitos que irá começar a vacinação no dia 20. Guti participou da reunião
Prefeitos que participaram da reunião do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com a Frente Nacional dos Prefeitos afirmaram que o general confirmou que a vacinação em todo o País, incluindo Guarulhos, deve começar na próxima quarta-feira (20). O prefeito Guti (PSD) também participou da reunião.
Para isso, o governo federal espera a liberação do uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford, produzida pela Astrazeneca, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) até domingo (17).
Em seu twitter, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB), confirmou a informação sobre o início da vacinação.
De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 21. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 14, 2021
Havia uma informação de que as vacinas chegariam nesse primeiro momento para as capitais. Ministério disse que não há essa priorização, chegarão igualmente para as cidades.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 14, 2021
Serão, portanto, 8 milhões de doses distribuídas no Brasil semana que vem. @minsaude distribui aos Estados que repassam aos municípios. Início previsto da vacinação é quarta, dia 21, 10h em todo o território nacional.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 14, 2021
A expectativa é que 5 milhões de pessoas sejam vacinadas, já que serão duas doses por pessoa.
Em lives realizadas nos últimos dias, o prefeito guti afirmou que a cidade deve ter entre 70 e 100 postos de vacinação. A cidade tem um estoque de 297 mil seringas e agulhas em estoque para vacinação contra covid-19.
Conforme explicado anteriormente, o início da vacinação será para grupos prioritários como idosos, profissionais de saúde e indígenas. Em ofício aos governos estadual e federal, a inserção dos funcionários da Educação.
As 6 milhões de doses da vacina Coronavac estão estocadas em um galpão do governo federal em Guarulhos.