Ministério da Saúde prevê quatro fases de imunização
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (1) um plano preliminar de como serão realizadas as etapas de vacinação contra a covid-19. A pasta prevê quatro fases de imunização “que levam em conta informações sobre nuances epidemiológicas da covid-19 entre os brasileiros, bem como comorbidades e dados populacionais, e dependerá das vacinas disponibilizadas”, afirma a nota divulgada pela pasta.
A primeira etapa deve começar com idosos a partir de 75 anos ou pessoas maiores de 60 anos desde que vivam em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas), profissionais da saúde e indígenas.
Em um segundo momento, serão vacinadas as pessoas entre 60 e 74 anos. A próxima etapa irá priorizar as pessoas com comorbidades, como portadores de doenças renais e cardiovasculares, que podem causar o agravamento da doença.
A última etapa abrange professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.
“O planejamento de população vacinada e fases é preliminar e pode sofrer alterações a depender de novos acordos de aquisição de vacinas com outras farmacêuticas, após regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, informou o Ministério da Saúde.