Festival Guarulhos de Todos Nós vai até domingo
A UNG (Universidade de Guarulhos) realiza o Festival Guarulhos de Todos Nós, que abre os festejos juninos na cidade. A abertura, com o levantamento do mastro dos santos juninos – Santo Antônio, São João e São Pedro – aconteceu nesta sexta-feira (31). O evento prossegue até domingo (2).
Em três dias, vão se apresentar mais de 40 artistas locais. O festival conta ainda com várias barracas típicas, além de exposição de artesanato. No último dia, o evento vai acontecer das 11h às 21h e terá encontro de carros antigos, quadrilha, gastronomia, artesanato local e indígena, além de apresentações musicais.
O reitor da UNG, Yuri Neiman, ressaltou que o festival tem o interesse de movimentar os artistas de Guarulhos e deve se tornar anual. Ele afirmou que a universidade, apesar de ser privada, tem um engajamento em prol do público.
“O festival é uma forma de congregar os artistas populares e tradicionais aproveitando o início dos festejos juninos. Nas barracas tem voluntários, como a Paróquia São Geraldo, tem uma comitiva da galinhada da festa de Bonsucesso e pessoas que vendem doces gourmets. Tentamos agradar o paladar de todo mundo, especialmente com a galinhada, que é uma comida de tropeiro, que tem tudo a ver com a história de Guarulhos”, analisou.
Um dos artistas que se apresenta neste final de semana na UNG é o músico Juarez Violas. Ele vai tocar junto com Vera Bianca e com o Quarteto Raiz.
“Muito boa a proposta da UNG. Estou gostando de ver os violeiros tocar. A ideia de abrir os festejos juninos é muito boa. Participo no projeto ‘Bonsucesso, Cultura e Tradição’ com frequência”, disse.
A entrada é gratuita, mas a UNG pede, se possível, a doação de água, alimentos não perecíveis, cobertores, roupas de inverno ou ração para cães e gatos em apoio às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
A UNG Centro fica na Rua Soldado Brasílio Pinto de Almeida, 82, no Centro de Guarulhos.