PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Trupe do espetáculo Pedra no Lago faz ensaio aberto no CEU Jaçanã

Espetáculo Pedra no Lago – acerca de infâncias roubadas
Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE

Peça fomenta campanha nacional de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Associação Cultural Hamburgada do Bem e a Trupe Ortaética de Teatro Comunitário, de Guarulhos, apresentam ensaio aberto do espetáculo “Pedra no Lago – acerca de infâncias roubadas”, nesta sexta-feira (9), às 20h, no CEU Jaçanã, zona norte de São Paulo. O espetáculo fomenta a iniciativa de coletivos, movimentos sociais, instituições públicas e privadas, que se unem na campanha nacional de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.

O espetáculo traz recortes de diferentes histórias reais sobre negligências na proteção à infância. Para tanto, aborda desde a falta de leitos para gestantes no sistema público de saúde às minúcias da educação familiar, e trata de forma delicada temas como abandono de incapaz, violência sexual contra crianças e adolescentes, dentre outras negligências.

“É preciso permanente vigilância de todas as instâncias do poder público, e principalmente da sociedade civil, para a garantia integral e o cumprimento de direitos no Brasil”, destaca o arte-educador Tiago Ortaet, diretor do espetáculo, ao apontar a importância da promulgação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em 1990 como um marco civilizatório.

Pedra no Lago é resultado de pesquisas sobre a violência contra crianças e adolescentes realizadas por uma das turmas de aprendizes do Cultura na Comunidade, projeto social da cidade de Guarulhos que oferece aulas gratuitas de teatro e dança para crianças e adolescentes.

Para Tácio Watanabe, presidente do Projeto Cultura na Comunidade, gestar um grupo de jovens pesquisadores em artes cênicas a partir de uma temática dos direitos humanos tem sido uma experiência bastante enriquecedora para todos.

“É admirável ver o empenho do elenco em cada detalhe. Apesar da violência ser um tema duro de se tratar, é extremamente necessário, principalmente para a ONG, que atua diretamente com crianças por todo o Brasil. Estamos muito felizes com o resultado que eles construíram e principalmente o caminho percorrido até aqui”, celebra o gestor.

Pedra no Lago – acerca de infâncias roubadas é um espetáculo fomentado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio do Gupo Boticário, da Poliedro Educação e da Concentrix.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM