Pedido tem poucas chances de ser aceito pela Procuradoria-Geral de Justiça no final do ano
Um pedido de intervenção estadual na Saúde de Guarulhos, assinado pelos vereadores Laércio Sandes (União Brasil), Janete Pietá (Rede) e Leandro Dourado (Solidariedade), foi apresentado ao procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, na segunda-feira (16). A representação foi entregue pelo ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) e pelo advogado Éder Toledo, que representa Janete.
O documento culpa a gestão do prefeito Guti (PSD) pelos atrasos de pagamentos para a Santa Casa de São Bernardo, que administra o HMU (Hospital Municipal de Urgências), no Bom Clima, e o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso. Os dois equipamentos restringiram os atendimentos apenas para urgências e emergências, assim como ocorrem com o HGG (Hospital Geral de Guarulhos), no Parque Cecap, e o Complexo Hospitalar Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. No caso dos hospitais estaduais, contudo, a prática já ocorre há cerca de 10 anos.
Os três parlamentares, que são de oposição, também pedem que o MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo) apure se há responsabilidade administrativa de Guti pela situação na área. Eles citam também a redução no atendimento dos médicos por conta do fim da contratação de horas médicas – processo que está em fase de licitação.
A chance de o pedido dos vereadores ser acolhido é baixo, já que o mandato de Guti se encerra em menos de duas semanas. Além disso, não tem sido uma prática da Procuradoria fazer intervenções em setores das gestões municipais.
Questionada, a Prefeitura afirmou que não foi notificada até o momento sobre essa representação.