Empresas estrangeiras e o apresentador Ratinho são especulados como possíveis compradores

Hoje inicio a minha coluna comentando a decisão de Silvio Santos de vender o SBT, o que não é mais segredo para o mercado. Entre os interessados estão duas empresas da Europa e uma do México.
O valor do canal é de 1 bilhão de dólares, considerado pelo mercado alto demais, além das incertezas em torno de Silvio Santos e suas bruscas mudanças de estratégia que tornam as conversas ainda mais complexas.
Para piorar mais a avaliação, falta um plano de longo prazo e de sucessão para a emissora. Para alguns interlocutores, Silvio afirmou que venderia sua emissora por 1 bilhão, mas quando foi procurado por um grupo interessado no final do ano passado confirmou o valor, mas foi taxativo que seria em dólar.
Sabendo da intenção de Silvio Santos, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, em uma visita a uma multinacional Brasileira, ofereceu o SBT, mas não houve interesse por parte da empresa, que já possui uma operação de mídia e avalia que seria mais vantajoso continuar comprando publicidade.
O próprio Ratinho poderia ser um comprador do SBT. O Grupo Massa, que pertence ao apresentador, tem a Rede Massa, com cinco emissoras de televisão afiliadas ao SBT, além da Rádio Massa FM, com centenas de emissoras em todo o Brasil, inclusive a Massa FM São Paulo que é a antiga Rádio Estadão de São Paulo, comprada pelo apresentador em 2019 por 50 milhões.
Além do segmento de comunicação, o Grupo Massa também atua nas áreas de agropecuária, administração de imóveis, licenciamento de marcas e personagens, programa de televisão, entre outros negócios.
A coluna avalia que Ratinho até poderia levantar o dinheiro para comprar o SBT, mas a principal questão é se o investimento daria o retorno esperado para os demais investidores.
Comprar o SBT não significa apenas desembolsar o valor da aquisição, mas também investir outros bilhões para manter a emissora competitiva em um cenário que o streaming demanda investimentos cada vez mais elevados.
A Televisa, notória produtora de novelas, que já é uma tradicional parceira do SBT e possui um dos maiores faturamentos da plataforma do país. A emissora mexicana seria a empresa ideal para comprar o SBT.
Mas a bem da verdade, depois que a coluna teve a confirmação que Silvio Santos colocou mesmo a venda sua emissora, muitos especuladores mandaram suas propostas, mas o patrão simplesmente foi objetivo: não abre mão do valor que tem de ser convertido em dólar.
Frase Final: Só conquiste seus objetivos, se você acredita.