Presidente da Câmara Municipal vai tentar obter apoio do prefeito Guti
A novela nos bastidores para ganhar o apoio do prefeito Guti (PSD) à sucessão municipal ganha um novo capítulo. O presidente da Câmara Municipal, Ticiano Americano (Cidadania), passa a ganhar força para disputar a eleição majoritária.
Os principais favoritos a terem o apoio da máquina eram o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como Xerife do Consumidor, e o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano. No caso do secretário, ele perdeu protagonismo nas últimas duas semanas por conta do baixo desempenho nas pesquisas eleitorais.
Nesta segunda-feira (4), novamente não houve sessão no Legislativo. A base aliada quer evitar a realização das sessões como forma de pressionar Guti a não indicar o Xerife, que tem a preferência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se pronunciou publicamente sobre a eleição em Guarulhos, mas Guti já declarou que haverá uma união dele, Tarcísio e Bolsonaro em prol de um nome da direita para enfrentar o ex-prefeito Elói Pietá (sem partido) e o deputado federal Alencar Santana (PT).
Vários nomes no Governo e na Câmara defendem o nome de Ticiano, que já começou a considerar a possibilidade de disputar o pleito. Uma composição em que Jorge Wilson saía como cabeça chave, com Ticiano de vice também é considerado.
Guti tenta buscar um acordo entre os aliados para evitar um racha, como aconteceu com a esquerda. A decisão final não tem prazo para ser divulgada.