Candidato apoiado por Guti derrota a parceria entre a petistas e Martello
Em eleição disputada na tarde desta quinta-feira (15), o vereador Ticiano Americano (Cidadania) foi eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2023-2024. Ele venceu Marcelo Seminaldo (PT), que tinha o apoio do atual presidente, Fausto Miguel Martello (PDT), por 25 votos a nove.
A disputa foi acirrada durante todo o ano. Martello tentou aprovar projetos para garantir a sua reeleição, mas foi derrotado juridicamente e no Legislativo por Ticiano, que teve o apoio direto do prefeito Guti (PSD), que queria um aliado para os seus dois últimos de gestão. Sem condições de disputar o pleito, Martello apoiou Seminaldo e foi indicado a primeiro vice na chapa derrotada.
Além de Ticiano, a Mesa Diretora está composta pela vereadora Karina Soltur (PSD) como primeira-vice, Lamé Smeili (MDB) como segundo vice e os secretários Wesley CasaForte (PSB), Anistaldo (PSC), Gilvan Passos (PSD) e André Alves (Cidadania).
Ticiano defendeu a necessida de união no Legislativo e reconheceu que a disputa foi travada no campo judicial durante o ano.
“A disputa foi leal. O nosso principal objetivo é continuar ajudando a cidade”, disse Ticiano.
Derrotado, Seminaldo afirmou que essa foi a pior disputa da Câmara nos últimos anos e que o processo deixa marcas “difíceis de serem apagadas”. Martello reclamou que foi impedido de ser candidato.