fbpx
PUBLICIDADE

Telefone para agendamento de vacina não suporta demanda e frustra guarulhenses

Foto: Mari Cavalcante/GRU Diário
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Prefeitura diz que mudou estratégia de aplicação da vacina contra a covid-19 para evitar aglomerações

O telefone para agendar a vacinação contra a covid-19 não está funcionamento na manhã desta quarta-feira (9). O serviço chamado de GRU Vacina foi criado pela Prefeitura de Guarulhos para retomar a aplicação da primeira dose nos idosos a partir de 77 anos. 

A reportagem do GRU Diário tentou por diversas vezes ligar no número 4968-8870, mas a ligação falhou em todas as tentativas. Até o fechamento desta reportagem, o serviço continuava indisponível.

Há reclamações nas redes sociais de moradores que não conseguem ligar desde primeiro horário disponibilizado, às 8h. Mensagens como “agendamento não funciona”, “não divulguem se vocês não atendem”, “estamos desde às 8h tentando”, “fiquei mais de uma hora tentando” estão sendo enviadas para a Prefeitura.

A Prefeitura disse que optou pelo agendamento para “para evitar aglomerações diante do avanço da pandemia e também da nova classificação (vermelha) de todo o Estado no Plano São Paulo”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao GRU Diário, por meio de nota, “que o excesso de demandas na manhã desta terça-feira (9) gerou congestionamento nas linhas. A equipe técnica trabalha para resolver o problema, ampliar o número de linhas e retomar o atendimento normal”.

Como funciona o agendamento

Os agendamentos podem ser efetuados a partir de terça-feira (9), das 8h às 16h, por meio da Central GRU Vacina, pelo telefone 4968-8870. Ao receber a vacina nas UBS, os idosos de 77 anos ou mais já sairão com a data de retorno para tomar a segunda dose na mesma unidade. Para quem vai tomar a dose pela primeira vez é obrigatória a apresentação de documento com foto original e CPF, bem como recomenda-se a exibição do Cartão SUS e também um comprovante de residência.

Acamados

Nesta segunda-feira (8) a Secretaria da Saúde também iniciou a aplicação da segunda dose nos idosos acamados e restritos ao lar com idade igual ou superior a 85 anos, além de começar a administrar a primeira dose também em domicílio na população de 77 anos ou mais cadastrada nas UBS.

Segunda dose

O polo Bosque Maia, que está disponibilizando a segunda dose para idosos com 85 anos de idade ou mais e também profissionais de saúde, funcionará somente até esta terça-feira (9), das 9h às 17h. No local o atendimento neste último dia de funcionamento segue da mesma forma, ou seja, para quem chegar a pé e no sistema drive-thru exclusivo para a população idosa.

Aqueles que não conseguirem ir até o local para tomar a segunda dose deverão ligar na Central GRU Vacina para fazer o agendamento da aplicação, que será administrada no Ambulatório da Criança (Centro). Os documentos necessários são comprovante da primeira imunização, documento de identidade com foto e CPF.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM