Cidade se mantém na fase amarela, com liberação dos segmentos, com restrições
O Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (21) a reclassificação das regiões do Plano São Paulo, em que coloca a Grande São Paulo – Leste, que inclui Guarulhos, na fase amarela. Entretanto, o quesito taxa de óbitos a cada 100 mil habitantes é o que impede os municípios abrangidos de avançar para a fase verde, com mais flexibilizações.
Hoje, Guarulhos libera o funcionamento de shoppings, comércios, serviços, restaurantes e salões de beleza por oito horas diárias, além de outras restrições como distanciamento social e uso obrigatório de máscaras.
Os municípios da Grande São Paulo – Leste possuem 7,2 de taxa de óbitos a cada 100 mil habitantes. É preciso que esse índice caia para menos de cinco para que a região possa ir para a fase verde, o que permitiria ocupação de 60% dos espaços. Na fase amarela, a ocupação dos ambientes fica em 40%.
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, destacou os números dos municípos da região em coletiva de imprensa, hoje, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. “Houve queda nos casos e internações na última semana”, explicou.
Pela primeira vez, nenhuma região paulista está na fase vermelha, com permissão de funcionamento apenas dos serviços essenciais.