Prefeito se mostrou temeroso após morador de Guarulhos que veio da África do Sul testar positivo para covid-19
O prefeito Guti (PSD) disse durante entrevista nesta segunda-feira (29), ao programa Manhã Bandeirantes, apresentado por José Luiz Datena, que deve suspender o Carnaval de 2022, após suspeita da nova variante ômicron (B.1.1.529) de um morador de Guarulhos, de 29 anos.
“A tendência muito grande [de suspender o Carnaval de 2022] de que não vai ter mesmo, ainda mais com essa variante nova. Ainda não decretamos”, afirma.
A prefeitura ainda não descartou oficialmente a realização do evento e disse “que diversos fatores em relação ao avanço da epidemia de covid-19, assim como o grau de imunização da população em virtude da vacinação em massa, deverão ser levados em consideração, mas em um momento mais apropriado”.
“A chance é muito pequena de ter carnaval. Só se tiver uma reviravolta muito grande”, ressaltou o prefeito.
Guti ainda afirmou que as festas em comemoração ao aniversário da cidade, em 8 de dezembro, foram canceladas.
Passageiro
O morador de Guarulhos, de 29 anos, que testou positivo para covid-19, e com suspeita da nova variante ômicron (B.1.1.529), deve ter o diagnóstico divulgado até 1º de dezembro.
A amostra positiva será analisada e passará por sequenciamento genético pelo Instituto Adolfo Lutz. Após o resultado, será possível confirmar se o passageiro está, de fato, contaminado pela nova variante.
O passageiro está sendo monitorado em casa onde cumpre quarentena, desde que desembarcou na cidade, no último sábado (27), afirma a Secretaria da Saúde de Guarulhos.