PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Central de monitoramento de Guarulhos é visitada por delegação de Moçambique

SmartMob se torna referência internacional e surpreende delegação de Moçambique
Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG
Compartilhe

PUBLICIDADE

Durante visita e reuniões na sede da STMU, tecnologia brasileira impressionou os técnicos do país africano

A SmartMob, a central de monitoramento da Prefeitura de Guarulhos, despertou o interesse de técnicos de mobilidade urbana de Moçambique. Uma delegação da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo, capital do país africano, esteve nesta terça-feira (27), na sede da STMU (Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana) para conhecer o sistema instaurado no município.

Os moçambicanos ficaram entusiasmados com a tecnologia utilizada, sobretudo em relação aos programas De Olho no Busão, que realiza a fiscalização dos veículos que integram a frota do transporte público, e o De Olho no Farol, que faz o monitoramento dos conjuntos semafóricos da cidade por meio de duas tecnologias: semáforo inteligente e o sistema GPRS (Serviço Geral de Pacotes por Rádio).

“Os moçambicanos querem levar para o seu país novas práticas voltadas à mobilidade urbana e, pelo que pude perceber, eles gostaram bastante da nossa central, que pode avançar as fronteiras e chegar à Maputo”, disse o secretário João Araújo, que apresentou o complexo de monitoramento.

Participaram os africanos ainda de uma reunião com os técnicos da STMU para troca de experiências. A delegação ficou impressionada com alguns dos números apresentados pelos guarulhenses, como a quantidade de veículos formada por 773 ônibus convencionais e micro-ônibus, que atuam em 103 linhas e fazem a mobilidade, de segunda a sexta-feira, aproximadamente 430 mil passageiros.

A delegação de Moçambique que está no Brasil até a próxima sexta-feira (30) participará de uma série de compromissos liderados pela STMU. Ela irá conhecer o terminal de ônibus do Pimentas, um dos mais movimentados de Guarulhos, o primeiro micro-ônibus movido a gás da frota municipal, a Guarupass (entidade ligadas às concessionárias do transporte público municipal), a garagem de uma empresa de ônibus e o funcionamento do estacionamento rotativo, mais conhecido como Zona Azul.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE