Funcionários públicos querem 25% de reajuste salarial
Em assembleia realizada na noite desta sexta-feira (18), o Stap (Sindicato dos Servidores de Guarulhos) decretou greve do funcionalismo público municipal a partir da próxima quinta-feira (24). A categoria cobra aumento salarial de 25%, por causa das perdas inflacionárias dos últimos três anos.
Na primeira negociação sobre o reajuste salarial, com base em 1º de maio, a Prefeitura de Guarulhos não apresentou nenhuma proposta.
O vice-líder do Governo, Geraldo Celestino (PSC), em sessão na Câmara Municipal na última quarta-feira (16), destacou que ainda há prazo para negociação, mas ponderou que a Prefeitura está com dificuldade por conta de uma mudança do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que inclui no gasto com pessoal do orçamento público os trabalhadores das organizações sociais e entidades terceirizadas.
O limite de gasto com pessoal, de acordo com a Constituição Federal, é de 54% do orçamento. Tradicionalmente, prefeituras em todo o país utilizavam as terceirizadas para furar esse teto. Agora, isso não é mais possível.
O presidente do Stap, Pedro Zanotti, afirmou que não vai negociar com o governo municipal, enquanto o mesmo não oferecer 25% de aumento salarial para os servidores.
Vale destacar que, por causa da pandemia, as prefeituras foram proibidas por legislação sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de reajustar os salários dos funcionários públicos em 2020 e 2021.