3,6 mil filiados ao sindicato participaram do pleito
Está eleita a futura diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos. Encerrada a apuração, às 19 horas desta sexta (11), a Chapa 1 – Metalúrgicos em Ação – obteve 97% dos votos coletados. Foram registrados 3.644 votos na chapa, sendo contados ainda 58 votos em branco e 54 nulos. Nos dois dias de pleito, votaram 3.756 associados à entidade. Não houve chapa opositora na disputa.
A eleição atípica, em meio à pandemia do novo coronavírus e com forte desemprego no setor, superou o quórum estatutário da entidade. Nas fábricas nas quais as urnas passaram, os sindicalizados votaram em peso.
O futuro presidente do sindicato é Josinaldo José de Barros, conhecido como Cabeça, atual vice. Pernambucano com longos anos de trabalho na antiga Borlem e muito conhecido nas fábricas, Cabeça afirmou que o plano de trabalho da chapa eleita se apoia no tripé emprego, renda e direitos.
José Pereira dos Santos, atual presidente, seguirá na diretoria efetiva. Ele deixa o comando da entidade após quase duas décadas.