fbpx
PUBLICIDADE

Sesc Guarulhos abre inscrições para cursos em abril

Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Cursos abordam diversas áreas de conhecimento, em atividades presenciais e online

Nesta sexta-feira (1º), o Sesc Guarulhos abre inscrições para cursos que iniciam em abril. As atividades, que acontecem presencialmente e em ambiente digital, abordam diversas áreas de conhecimento.

As inscrições estarão abertas a partir das 14 horas do dia 1 de abril em inscrições.sescsp.org.br.

Cursos

Cosmologia e modo de vida Guarani

Com Pedro Luiz Macena (Xamoi Karai Yapua)

Neste curso, Xamoi Karai Yapua, líder espiritual do povo Guarani, fala sobre a cosmologia e o modo de vida dos Guarani, além da sua relação com o mundo do juruá (termo guarani utilizado para designar os não indígenas) e o chamado meio-ambiente.

Pedro Luiz Macena, Xamoi Karai Yapua, do povo Guarani, é um líder espiritual. Ele tem se dedicado a comunicar a visão de mundo Guarani através de conversas e cursos em muitas ocasiões.

  • De 9 a 30 de abril, sábados, das 15h às 17h
  • Ação Online – Plataforma Microsoft Teams
  • Recomendado para maiores de 14 anos
  • Grátis

Gestão e produção cultural

Com Maria Helena Cunha e Diana Gebrim – Inspire Gestão Cultural

O curso abordará o cotidiano da produção e gestão cultural e suas formas de organização, o uso de ferramentas e metodologias de planejamento estratégico participativo, bem como a abordagem das necessidades jurídicas para a formalização desse campo profissional. Além de considerar o momento pandêmico e as consequências geradas para o setor da cultura.

Maria Helena Cunha é gestora cultural, professora e pesquisadora. Mestre em Educação pela FAE/UFMG, Especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo IEC – PUC/MG. Foi coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA (2004/2011). Foi coordenadora pedagógica do Programa Competências Criativas (2014/2015). Fez a coordenação de Planejamento do Programa de Soluções Estratégicas para as Artes Cênicas (2015/SEBRAE-MG). Diretora da Inspire Gestão Cultural, desde 2011, e coordenadora da Inspire Biblioteca Virtual. Assessora da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (2019/2020). Publicou o livro Gestão Cultural: Profissão em Formação, DUO Editorial, 2007 e Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais, Ed. SENAC, 2018. Doutoranda em Artes da Cena na Escola de Belas Artes – EBA/UFMG.

É professora de aspectos jurídicos, financeiros, elaboração, gestão e prestação de contas de projetos artísticos, culturais e sociais, e em cursos presenciais e online.

  • De 7 de abril a 16 de junho, quintas, das 19h30 às 21h30
  • Ação Online – Plataforma Microsoft Teams
  • Não recomendado para menores de 16 anos
  • Grátis

Desenho vetorial com software livre

Com XTO

Neste curso os alunos aprenderão a fazer desenhos vetoriais usando o software Inkscape, um programa leve e gratuito que permite atingir grande qualidade no desenvolvimento de desenhos artísticos e técnicos.

  • De 7 de abril a 12 de maio, quintas, das 19h às 21h. Exceto dia 21/4
  • Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A
  • Não recomendado para menores de 14 anos
  • Grátis

Fotografia Digital com o Celular

Com Ana Moura

Neste curso os participantes conhecerão as técnicas básicas de fotografia digital utilizando os recursos do celular a fim de produzir imagens criativas. Dentre os assuntos abordados, constam técnicas de composição, enquadramento e edição de imagens com o uso de aplicativos, com o objetivo de desenvolver a sensibilidade do olhar na criação de imagens.

Ana Moura é formada em Artes Visuais – FMU, e Técnica em Processos Fotográficos, pelo Senac – São Paulo. Fotógrafa de família, ensaios femininos, casais e de eventos. Mora em Guarulhos e atua na fotografia profissionalmente desde 2014. Já participou da Exposição “100 mulheres no foco por elas mesmas” e “Programa Papo, Café e Fotografia”. “Oficina – Fotografia para exposição na Caixa Cultural/Gente Arteira”, em 2016, Fez cobertura fotográfica dos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo em 2016, 2017, 2019 e 2020.

  • De 9 de abril a 14 de maio, sábados, das 10h às 12h
  • Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A
  • Recomendado para miores de 12 anos
  • Grátis

Desenho de Retratos (Nível Intermediário)

Com Iris Verlanga

Neste curso os participantes aprenderão técnicas para, a partir da observação, produzir desenhos de retratos.

Para participar, é necessário conhecimento prévio de desenho básico.

Os materiais utilizados serão oferecidos gratuitamente pelo Sesc.

Iris Verlanga: Guarulhense, se formou em design de interiores e é apaixonada por arte em todas as suas formas. Dedica-se a ilustração de figura humana em diversos materiais, como aquarela, giz e grafite. Autodidata, percebeu que após o estudo de diferentes técnicas, utilizar da observação como ferramenta principal tornava a experiência muito mais rica e fácil. Já deu aulas como professora auxiliar de desenho no Senac, instituição na qual se formou.

  • De 22 de abril a 3 de junho, sextas, das 10h às 12h
  • Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A
  • Não recomendado para menores de 14 anos
  • Grátis

Ateliê de Impressão: Introdução à Xilogravura

Com Coletivo 308

Curso de introdução que apresenta técnicas de impressão em xilogravura e monotipia. O participante é orientado a desenvolver trabalhos autorais, estimulando sua poética própria a partir dos processos de criação, gravação e impressão das matrizes em xilogravura.

O Coletivo 308 é um grupo artístico de Guarulhos, formado em 2006, composto por 8 artistas visuais, designers e professores universitários. Com enfoque em arte educação, o coletivo tem experiência em projetos colaborativos com vivências em oficinas, intervenções urbanas, artes gráficas e publicações alternativas.

  • De 8 de abril a 3 de junho, sextas, das 15h30 às 17h30. Exceto dia 15/4
  • Sala 6
  • Livre
  • Grátis

Repara Só: Encontros de Costura – Barras e Botões

Com Nós da Costura

Curso que apresenta técnicas básicas de costura, com foco na costura de barras e adição de botões.

Júlia Coelho Brandão é Bacharel e mestre em Design de Moda, licenciada em artes visuais e estudante de pedagogia. Ministra aulas em faculdades, escolas técnicas e cursos livres.

Thaís Campos é Bacharel em Desenho Industrial. Atriz e Figurinista. Produz e ministra oficinas de costura criativa, criando elos entre pessoas, tecidos, linhas e agulhas.

  • Dia 10 de abril, domingo, das 14h30 às 17h30
  • Sala 6
  • Livre
  • Grátis

Repara Só: Encontros de Costura – Sacola de Algodão e Bordado

Com Nós da Costura

Neste curso, que aborda técnicas de costura, os participantes aprenderão a produzir uma sacola de algodão e técnicas de bordado.

  • Dia 17 de abril, domingo, das 14h30 às 17h30
  • Sala 6
  • Livre
  • Grátis

Repara Só: Encontros de Costura – Customização de Peças

Com Nós da Costura

Os alunos serão apresentados a técnicas de costura, que serão utilizadas na customização de peças.

  • Dia 24/4, domingo, das 14h30 às 17h30
  • Sala 6
  • Livre
  • Grátis

A Música do Cinema Mudo

Com Tony Berchmans

Neste minicurso online, Tony Berchmans apresentará os fundamentos da composição de música para cinema. Através da demonstração de exemplos ao piano, o público poderá compreender melhor como a trilha sonora é uma importante ferramenta dramática na construção narrativa dos filmes. Assim, Tony passará por aspectos históricos da Música na História do Cinema (sobretudo durante a era do Cinema Mudo) e ilustrará as bases de composição – harmonia, ritmo e melodia – e como se dá a interação entre o discurso musical e as emoções e momentos do filme.

Pianista, compositor, produtor musical, e especialista em música de cinema, Tony Berchmans Canto é autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”. Desde 1992 atua no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, tv, cinema e internet, em centenas de projetos. Foi curador do “Música em Cena -1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, realizado em 2007 no Rio de Janeiro, evento que trouxe ao Brasil lendas da música de cinema como Ennio Morricone. Professor de Pós-Graduação em Trilha Sonora para Cinema e TV, frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil, profere palestras e ministra cursos e oficinas em instituições como PUC/SP, ESPM, FAAP, Anhembi-Morumbi, MIS-SP e SESC. Com seu projeto CINEPIANO já realizou mais de 160 espetáculos no Brasil e na Europa.

  • Dias 26 e 28 de abril, terça e quinta, das 19h às 21h
  • Ação Online – Plataforma Microsoft Teams
  • Não recomendado para menores de 14 anos
  • Grátis

Clube de Leitura Mi Eco: O Corpo Em Que Nasci

Com Desirée Helissa Casale, Julia Salazar Matos e Telma Franco Diniz

Clube de leitura para discussão do livro O Corpo Em Que Nasci, de Guadalupe Nettel. Inspirado na infância da autora, O corpo em que nasci conta a história de uma menina que nasceu com uma deficiência no olho, uma mancha que borra o que ela enxerga à sua volta.

Desiree Helissa há 10 anos trabalha com arte e educação, com mediação e coordenação de núcleos educativos em diversas instituições culturais de SP. Integra os coletivos Filomena, Coletivo Feminista Helen Keller de mulheres com Deficiência, Yoga Para Todes Brasil e produz o programa EntreTecer do Portal Fruta Preta. Atualmente, dá aulas de ioga, está na coordenação educativa da ocupação Estamos Aqui e é educadora na Casa de Cultura do Parque.

Julia Salazar Matos é estudante de Letras (USP – Português/Espanhol) e uma das criadoras e mediadoras do clube Nuestra America, que se dedica à leitura de obras latino-americanas. Trabalhou com ensino em escolas e cursinhos populares, tradução, correção e revisão. Colaborou com a Revista Puñado #7 – publicação que traz traduções inéditas de autoras latino-americanas e caribenhas ao Brasil. Atualmente, trabalha com o 6° ano do ensino fundamental e mantém um perfil de divulgação literária, o Só Falo de Livro.

Telma Franco Diniz é doutora em Estudos da Tradução (USP/2018), e trabalhou com a prática de letramento Pensar Alto em Grupo para mediar poesia com grupos de crianças do ensino fundamental. Atua principalmente com tradução de poesia e de literatura infantil. É editora da revista ‘Cadernos de Literatura em Tradução’ (USP), preparadora de textos, e consultora literária do selo editorial Lexikos Bambini.Dias 26 de abril e 3 de maio, terças, das 19h30 às 21h30

  • Ação Online – Plataforma Microsoft Teams
  • Não recomendado para menores de 16 anos
  • Grátis

Sesc Guarulhos

  • Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP
  • Telefone: (11) 2475-5550
  • Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados das 9h às 20h. Domingos e feriados das 9h às 18h.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM