Três instituições participaram de programa de educação em segurança viária
O Programa de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, conhecido como VIA, aconteceu pela primeira vez em Guarulhos, e já impactou 578 alunos de três instituições: Escola Estadual Prof. Cyro Barreiros, Ação Cultural e Educacional Perseverança, e Escola Professor Marcos Holanda de Almeida.
O Programa é uma parceria entre a empresa TotalEnergies com a organização não governamental Junior Achievement, que capacita jovens de 15 a 24 anos. Este é o segundo ano consecutivo do projeto no Brasil.
Até o final de outubro, mais de 4 mil alunos da rede pública de sete cidades brasileiras (Guarulhos, São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói e Vitória) participarão de ações educativas através de uma metodologia inovadora de aprendizagem.
Criado em 2019, o programa já passou por 25 países conscientizando os jovens sobre comportamentos relacionados a riscos de acidentes em vias e estradas. Em todo o mundo, mais de 100 mil alunos já participaram da iniciativa.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o Brasil é, atualmente, o terceiro país com mais mortes causadas por acidentes de trânsito no mundo. E os números da faixa etária de 0 a 19 anos sobressaltam nesta estatística. Entre 2011 a 2020, foram contabilizadas 38.656 mortes de crianças e adolescentes por acidentes de trânsito, de acordo com o Ministério da Saúde.