Imunizante está disponível gratuitamente nos postos de saúde de Guarulhos
Com a chegada do Carnaval e o aumento das viagens para diversas regiões do Brasil, a Secretaria da Saúde de Guarulhos reforça a importância da vacinação contra a febre amarela. A doença, que pode ser grave e levar à morte, é totalmente prevenida por meio da vacina.
A febre amarela é uma infecção viral transmitida pela picada de mosquitos infectados e não há tratamento específico para a doença. Em casos graves, pode causar insuficiência hepática e renal, hemorragias e levar ao óbito. A imunização é a única forma eficaz de proteção e está disponível gratuitamente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.
Situação epidemiológica
Nos últimos meses casos de febre amarela foram confirmados no Brasil, incluindo registros no Estado de São Paulo, onde houve casos humanos e óbitos causados pela doença. Além disso, primatas não humanos, como macacos, testaram positivo para o vírus em diferentes estados, o que indica a circulação ativa da doença em áreas de mata.
Embora a febre amarela não seja transmitida de pessoa para pessoa, o aumento de casos entre primatas serve como um alerta importante, pois esses animais são os primeiros a serem afetados quando o vírus volta a circular. Isso reforça a necessidade de vacinação para pessoas que vivem ou viajam para áreas de risco.
Quem deve se vacinar?
A vacina contra a febre amarela faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e deve ser tomada por:
- Crianças de nove meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias): primeira dose aos nove meses e reforço aos quatro anos.
- Pessoas a partir de cinco anos: quem nunca foi vacinado deve receber uma dose única. Aqueles que receberam apenas uma dose antes dos cinco anos precisam tomar um reforço, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias.
- Pessoas de cinco a 59 anos sem comprovação vacinal: devem receber uma dose única da vacina.
- Idosos acima de 60 anos: devem consultar um médico antes da vacinação, especialmente se tiverem comorbidades.
- Viajantes: quem pretende viajar para áreas com recomendação da vacina deve se imunizar pelo menos dez dias antes da viagem. Para viagens internacionais, aqueles que receberam a dose fracionada no passado devem tomar a dose plena.
Onde se vacinar em Guarulhos?
A vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde da cidade, com exceção das UBS Morros e da UBS Marinópolis, que estão em reforma. Para receber a dose, basta apresentar um documento de identificação.
Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados no link.