PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Secretaria de Cultura inicia 1º Festival de Ópera da cidade nesta sexta-feira

Festival de ópera
Foto: Nicolas Ornellas/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

Espetáculos têm limite de 300 pessoas na plateia e ingressos gratuitos podem ser solicitados e retirados com antecedência

Nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Cultura de Guarulhos dá início ao 1º Festival de Ópera de Guarulhos com a Orquestra Gru Sinfônica, a ser realizado no Teatro Adamastor, na região central.

Um dos principais organizadores do evento, o maestro Emiliano Patarra concedeu uma entrevista coletiva sobre o tema, na qual a abertura contou ainda com a presença do prefeito Guti (PSD), do vice-prefeito e secretário de Cultura professor Jesus (Republicanos) e subsecretária de Educação Fábia Costa.

Ainda no começo do evento, Patarra ressaltou que este é o primeiro festival de ópera que acontece em uma cidade não capital do Brasil e que ao contrário de outras cidades Guarulhos tem investido cada vez mais na arte de modo a incentivar este tipo de espetáculo, ao contrário de outras cidades, que encerraram eventos do tipo.

“Essa atividade está sendo oferecida de graça. A gente está tendo uma programação que poderia estar sendo oferecida em qualquer capital, em alto nível, e está aqui em Guarulhos”, ressaltou o maestro.

Durante o evento, o maestro explicou a importância do evento e que há toda uma gama de profissionais da arte que retornam aos palcos pela primeira vez desde a pandemia da covid-19.

Patarra confirmou ainda que este é um primeiro passo, mas que para o ano que vem há uma perspectiva de que estas obras sejam reapresentadas em outros espaços da cidade e ressaltou que a orquestra sinfônica de Guarulhos também participa de um concurso de ópera que envolve diversos teatros municipais como o de São Paulo e do Rio de Janeiro e que bons frutos devem surgir desta parceria serão divulgados em breve.

Programação

Nos dias 24 e 26 de setembro, sexta-feira às 20h e domingo às 19h, o 1º Festival de Ópera de Guarulhos apresenta O Turco na Itália, Ópera buffa em 2 atos, de Gioachino Rossini, com a Orquestra Gru Sinfônica.

A direção musical e regência é de Emiliano Patarra e a direção cênica de André Heller Lopes. A montagem conta ainda com grande elenco, Savio Sperandio (baixo), Saulo Javan (baixo), Tati Helene (soprano), Anibal Mancini (tenor), Juliana Taino (mezzosoprano), Vinícius Atique (barítono) e Cleyton Pulzi (tenor).

Nos dias 22 e 24 de outubro, sexta às 20h e domingo às 19h, a Orquestra Gru Sinfônica reapresenta o espetáculo O Cônsul, ópera em três atos do ítalo-americano Giancarlo Menotti, grande sucesso da Temporada 2020 que estreou no Teatro Adamastor em novembro do ano passado.

A direção cênica desse espetáculo é de Pablo Maritano, e conta com os cantores Tati Helene (soprano), Vinícius Atique (barítono), Juliana Taino (mezzosoprano) e Ana Lucia Benedetti (Mezzo-Soprano).

Ainda em outubro, no dia 16, às 20h, as orquestras de Guarulhos apresentam Gala Lírica em Homenagem ao compositor italiano Giuseppe Verdi, espetáculo sob regência de Silvio Viegas com os cantores Paulo Mandarino (tenor) e Marly Montoni (soprano).

Em novembro, dias 26 e 28, sexta-feira às 20 e domingo às 19h, o Festival de Ópera destaca Rusalka, obra do compositor checo Antonín Dvořák, 1ª audição nacional com a Orquestra Gru Sinfônica em homenagem aos 180 anos do compositor. Com direção cênica de Pablo Maritano, o espetáculo conta com a participação dos cantores Tati Helene (soprano), Eric Herrero (tenor), Marcelo Ferreira (barítono) e Ana Lucia Benedetti (mezzosoprano).

Todos os espetáculos são gratuitos e acontecem no Teatro Adamastor. Os ingressos são limitados a 300 lugares e devem ser retirados com antecedência pelo site http://orquestrasdeguarulhos.com/. Os espetáculos do 1º Festival de Ópera de Guarulhos também serão transmitidos pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM