Nova reclassificação deverá ocorrer no dia 30 de novembro
O secretário estadual de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou nesta terça-feira (17), em entrevista à CNN Brasil, que pode haver recuo nas fases do Plano São Paulo.
“Se nós precisarmos recuar, retroceder, isso será feito. Isso sempre foi dito. É importante que as pessoas entendam que hoje nós estamos em uma emergência sanitária”, afirmou o secretário.
A fala do secretário ocorreu um dia após o governo de SP adiar a reclassificação do Plano São Paulo por cautela em relação ao aumento de 18% nas internações por covid-19.
A reclassificação estava programada para esta segunda-feira (16), mas foi postergada para o dia 30 de novembro. “Para medidas mais rígidas ou não serem tomadas. Todos temos que assumir essa responsabilidade ”, reforçou o secretário, que ainda pediu que as pessoas saiam com responsabilidade.
O Plano São Paulo, em vigor desde 1º junho, reúne uma série de critérios para a retomada da economia durante a pandemia do novo coronavírus, separadas em cinco etapas, cada uma delas com uma cor.
De acordo com a última atualização, em 9 de outubro (15º balanço), as 645 cidades estão divididas entre as fases amarela e a verde.