A recomendação se estende aos municípios com baixa adesão na campanha de vacinação
O Ministério da Saúde recomenda que os municípios ampliem a faixa etária da vacinação da dengue. A divulgação foi feita nesta quarta-feira (17) em razão do alto número de doses a vencer em 30 de abril. Nestes casos, os municípios podem aplicar o imunizante em pessoas de 6 a 16 anos.
“Estamos ampliando, de forma temporária, a faixa etária para as vacinas da dengue que vencem no dia 30 de abril nos municípios que estejam com risco de perdê-las. Em um primeiro momento, orientamos que elas sejam estendidas às crianças e jovens de 6 a 16 anos”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em publicação nas redes sociais.
As doses próximas ao vencimento fazem parte do quantitativo de imunizantes doados ao Brasil em fevereiro, de acordo com o Ministério.
Já as cidades com baixa adesão na campanha de vacinação, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas ao público que vai dos 4 aos 59 anos. “Essa medida só deverá adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante”, explica a pasta.