A data será assinada em maio de 2024
A cidade de São Paulo vai receber uma partida da NFL (Liga de Futebol Americano), pela primeira vez, em 2024. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13) pelo prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Ele esteve em Dallas, nos Estados Unidos, onde ele assinou o contrato para trazer um jogo da temporada do ano que vem para ser disputada na capital. A data da partida será assinada em maio de 2024.
O NFL São Paulo será realizado na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste. A Arena foi a escolhida na capital por apresentar as dimensões adequadas para a realização do jogo.
A cidade de São Paulo desbancou concorrentes de peso: Rio de Janeiro, Barcelona e Madri. Além da estrutura que a cidade oferece, o número expressivo de fãs desse esporte foi decisivo para a escolha.
Outras cidades que estão ou estiveram no calendário da NFL são Londres, Munique, Cidade do México, Toronto e Frankfurt. As negociações para trazer a partida oficial começaram em 2022, após manifestação formal da cidade de São Paulo. Neste ano, foram feitas reuniões e vistorias de itens como mobilidade, hospitalidade, segurança e infraestrutura, não só da cidade, mas dos possíveis locais dos jogos e centros de treinamentos.
A expectativa é de que ao menos 10 mil americanos apaixonados por futebol americano venham à capital paulista para assistir ao jogo.
Para escolher a Arena do Corinthians, a NFL levou em consideração fatores como o tamanho do gramado, o espaço no estacionamento para o chamado “tailgate” (churrasco e cerveja com a abertura dos porta-malas dos carros), a possibilidade de ativações dos patrocinadores e a necessidade de adaptação dos vestiários e camarotes, que devem ser parecidos aos utilizados nos Estados Unidos.
A capital paulista faz parte da expansão mundial da “NFL International Series”, que teve início em 2007. Segundo estimativas da Liga, há no Brasil 38,3 milhões de pessoas que se declaram fãs da modalidade, atrás apenas do México, com 39,6 milhões, e dos Estados Unidos.