5º Grupamento dos Bombeiros celebrou 60 anos em Guarulhos nesta quinta-feira
Em cerimônia com mais de 600 participantes, no Adamastor, no Macedo, nesta quinta-feira (23), o 5º GB (Grupamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo), localizado em Guarulhos, celebrou 60 anos. No evento, o prefeito Guti (PSD) anunciou a intenção de implementar uma nova base dos bombeiros no Jardim São João até 2024.
Atualmente, o 5º GB possui atuação em oito municípios. Em Guarulhos, há bases no Macedo, na Vila Galvão e em Cumbica. O São João seria a quarta região contemplada pela corporação na cidade.
“Vocês (bombeiros) estão de parabéns por valorizar os antepassados. Temos que reconhecer os nossos heróis reais”, afirmou.
O 5º GB foi fundado em 23 de março de 1963, em convênio assinado pelo então prefeito de Guarulhos, Mário Antonelli. À época, o órgão tinha 20 profissionais. A cerimônia de hoje contou com homenagens a vários bombeiros que atuaram na corporação ao longo de sua história.
De acordo com o comandante do 5º GB, Alexsander Vieira, o empenho da tropa é fundamental para garantir a segurança dos cidadãos e do patrimônio.
“Estamos em uma área especial, com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, os complexos industriais de Guarulhos e Arujá, o Rodoanel e a Serra da Cantareira”, comentou.
O grupamento também homenageou os bombeiros que atuaram na missão mais difícil de 2022, que foi o combate a um incêndio a um galpão de reciclagem, no Bonsucesso, em março.