Participação dos devotos caiu pela metade por causa da pandemia
“Meu filho estava desempregado. Trouxe ele aqui no Santuário e ele conseguiu um emprego. Venho sempre agradecer a São Judas.” Esse é o depoimento da aposentada Edite Nascimento, 77 anos, moradora da Ponte Grande, que participou de missa nesta quarta-feira (28), no Santuário São Judas Tadeu, na Vila Harmonia, em Guarulhos.
Hoje se celebra a festa do padroeiro que é conhecido como santo das causas impossíveis. Com respeito às normas de distanciamento social, o santuário se preparou para acolher 5 mil pessoas apenas hoje. O número representa metade dos fiéis que compareceram à festividade no ano passado.
“Essa é uma devoção antiga na cidade. As pessoas pedem ajuda a São Judas para serem atendidas por Deus mais rapidamente”, contou o padre Elísio Mello, vigário do santuário. A programação de hoje prevê sete missas, sendo que a primeira ocorreu às 5h e a última será às 20h.
Como o Santuário é grande, não é preciso agendar. Caso a ocupação ultrapasse o previsto, os fiéis serão deslocados para um salão, onde as missas são transmitidas simultaneamente.
Devoção
De acordo com padre Elísio, a tradição é que os devotos de São Judas devem participar de uma missa em uma igreja em que o santo seja patrono todo dia 28 de cada mês. “A pessoa visita a imagem, acende uma vela, faz um pedido e participa da missa”, explicou.
Das 5 mil pessoas que devem comparecer ao Santuário hoje, nem todas vão às celebrações. Muitas entram na igreja apenas para rezar diante da imagem do santo. “Antes da pandemia, recebíamos 6 mil pessoas nos dias 28, com exceção de outubro, em que o número subia para 10 mil”, contou padre Elísio. A igreja, aliás, completa 50 anos em 2020.
Ao final das missas, várias pessoas se aproximam da imagem para rezar. Uma delas foi a aposentada Josefina Alves de Almeida, 77, moradora do Centro, que anualmente vai ao Santuário na festa do padroeiro. “Sou muito devota. Já tive várias graças recebidas, Uma delas foi um imóvel que conseguimos comprar”, relatou.