Tempo na cidade é superior ao indicado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Guarulhos responde, em média, em 30 minutos as ocorrências na cidade. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que aponta maior agilidade, a depender da gravidade dos casos.
O tempo de chegada nos chamamentos em Guarulhos é superior ao indicado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, que defende resposta de até 10 minutos.
A cidade possui 22 ambulâncias e nove motolâncias do SAMU. Contudo, em operação, há 15 ambulâncias e seis motolâncias – as demais estão em reserva técnica.
Em relação às reclamações sobre veículos do SAMU para conserto no DTI (Departamento de Transportes Internos), o governo municipal argumenta que não existe prazo para que toda a frota esteja disponível. “Por se tratar de um serviço que, em sua essência, busca salvar vidas, os veículos passam por revisões periódicas e podem, até por um simples problema de lâmpada queimada, deixar de circular até que seja reparado”, informou, em nota.