Projeto distribuiu 1,1 mil quilos de alimentos em 2023
O projeto Moeda do Bem arrecadou 5,8 mil quilos de resíduos recicláveis e proporcionou aos munícipes um total de 1.179 quilos de alimentos, desde a sua inauguração, em maio de 2023. A iniciativa, que faz parte do programa Guarulhos Contra a Fome, consiste em trocar recicláveis por alimentos não perecíveis a fim de incentivar o descarte consciente de resíduos e, ao mesmo tempo, ajudar quem mais precisa.
O Moeda do Bem tem dois locais de troca de alimentos e, de acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, a previsão é que o programa seja instalado em mais três unidades no próximo ano.
“Já temos tudo desenhado e em breve mais bairros irão ser agraciados com essa opção, que, além de ajudar a população, deixa as regiões mais limpas”, afirmou.
O programa não engloba todos os materiais recebidos no local de descarte, apenas papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha.
Saiba como participar
- A cada cinco quilos de materiais recicláveis entregues nos Ecopontos, o munícipe receberá um voucher-alimentação que dará direito a um quilo de alimento.
- Entregando os resíduos no Ecoponto Cabuçu (avenida Pedro de Souza Lopes, 7.800), a retirada dos alimentos será feita na Associação Ação Vida (rua Orlando Kavakevicios, 73, 79 e 83).
- Caso a entrega dos voucher seja feita no Ecoponto Pimentas, a retirada dos alimentos deverá ser feita no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Nova Cidade. Ambos os equipamentos estão instalados na rua Itália, 13, Parque das Nações.