Previsão é atender 99% da população da cidade até 2029
Em cerimônia realizada na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) São João, no Jardim Novo Portugal, a Sabesp anunciou o lançamento das obras de esgotamento sanitário em Guarulhos. A previsão é investir R$ 4,7 bilhões para ampliar o tratamento de esgoto de 38% para 99% até 2029.
Apenas em 2025, a meta é subir a coleta de esgoto para 94% e o tratamento de esgoto para 45%, com a instalação de 100 km de novas redes de água e esgoto, além de 20 mil novas ligações. Na ETE São João, a Sabesp vai ampliar a capacitade de 181 litros por segundo para 290 l/s, o que vai impactar cerca de 135 mil guarulhenses e 40 bairros.
A Sabesp assumiu a gestão sanitária de Guarulhos em 2019, com a concessão do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Atualmente, a estatal possui 14 contratos em andamento com a Prefeitura. A instalação de tubulação da rede coletora vai perdurar até 2027 na cidade. A companhia também trabalha na instalação das ETEs Cabuçu e Fortaleza, além da ampliação das ETEs São João, Bonsucesso e Várzea do Palácio.
De acordo com diretor de Planejamento da Sabesp, Roberval Tavares, não será possível alcançar a marca de 100% de esgoto tratado por conta das residências instaladas em assentamentos ilegais e áreas de preservação ambiental.
Para o prefeito Lucas Sanches (PL), o investimento em saneamento básico é uma garantia de melhor qualidade de vida para os guarulhenses.
“A gente assumiu a gestão com capacidade de tratar 38% e a meta até 2029 é entregar 99% do esgoto tratado. Isso vai garantir que a gente melhore em muito a qualidade de vida das pessoas e, em especial, as pessoas que mais precisam. Serão 800 mil pessoas impactadas diretamente. Tratar água antes de devolver para o rio (Baquirivu), estamos falando de saúde pública”, comentou.