Especialista aponta atuação de quadrilhas especializadas na cidade
Um dos principais polos logísticos do Brasil, Guarulhos está na mira de quadrilhas de roubo de cargas. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a incidência do crime subiu 65% neste ano, em comparação com 2021.
Entre janeiro e setembro ocorreram 260 ocorrências de roubo de carga, ante 157 no mesmo período do ano anterior. Em 2020 foram 167 casos e, em 2019, 179.
Para Sylvio Bispo, especialista em seguros de transporte e fundador da SmartLoad, há um aumento do valor das cargas, o que explica o maior interesse do crime organizado.
“Dificilmente se consegue reaver uma carga objeto de roubo. Assalto a caminhão é fácil. Quando o veículo tem um aparelho eletrônico acaba facilmente burlado”, explicou.
A grande concentração de transportadoras em Guarulhos já foi notada pelos criminosos, apontou Sylvio. Ele exemplificou o caso da Cidade Satélite de Cumbica, onde as transportadoras “trabalham de portas abertas”.
Há casos em que as quadrilhas conseguem se infiltrar nas transportadoras e aliciar os funcionários para facilitar os roubos. As cargas mais procuradas pelos bandidos são aparelhos celulares, medicamentos e alimentos.
Para reduzir a incidência do crime na cidade, o especialista afirma que é preciso investir em serviços de inteligência, além de vontade política.