Extensão entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra já possui 76% de término
O Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, que liga as cidades de Arujá, Guarulhos e São Paulo, possui 51% das obras finalizadas pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do PPP (Parceria Público-Privada). Continuadas com seis meses de antecedência em relação ao prazo do contrato, as intervenções no trecho entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, que será entregue no segundo semestre deste ano, já atingiu 76% de evolução. Enquanto no segundo trecho, entre a Rodovia Fernão Dias e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na ligação com o trecho oeste do Rodoanel, está 39% terminado.
“A retomada do Rodoanel Norte é um compromisso que estamos cumprindo de forma rigorosa. A obra avança dentro do cronograma e representa um marco na mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo, com geração de empregos, atração de investimentos e uso de tecnologia de ponta em monitoramento, segurança e engenharia viária”, ressaltou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado.
As obras nos dois trechos acontecem ao mesmo tempo para assegurar o cumprimento do cronograma: o primeiro trecho será transportado no segundo semestre de 2025, e o segundo, no segundo semestre de 2026. Ao decorrer dos trabalhos serão criados 10 mil empregos diretos e indiretos. No momento, cerca de 5 mil profissionais atuam nas frentes de trabalho. A concessionária Via SP Serra, responsável pela execução, também estimula treinamentos e capacitação de profissionais, além de contratar jovens aprendizes por meio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Depois de seis anos de pausa, as obras retornaram em abril de 2024. Seu término causará benefícios significativos, como a redução de congestionamentos e a retirada de veículos pesados das marginais, o que ajudará para a melhoria da qualidade do ar, a redução do tempo de viagem e o acesso mais eficiente ao Porto de Santos.
“A conclusão do Rodoanel Norte vai completar a ligação do Porto de Santos à Rodovia Fernão Dias, que cruza São Paulo e conecta o Estado de Minas Gerais ao Nordeste. Essa integração vai facilitar o escoamento de produtos, ampliar o tráfego logístico e fortalecer a competitividade da Baixada Santista”, disse Benini.
Com riqueza total de cerca de R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão aportado pelo Estado de São Paulo e R$ 2 bilhões pela concessionária, a obra do Rodoanel Norte é coordenada pela SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) do Estado de São Paulo, com a responsabilidade de organizar e acompanhar projetos de concessão e PPPs no estado, com fiscalização da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). A decisão reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização da infraestrutura viária, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população.
Sendo o maior programa de infraestrutura viária da história do Estado, São Paulo pra Toda Obra traz um investimento que soma R$ 30 bilhões em obras entregues, em andamento e a iniciar, em rodovias públicas e concedidas.
O projeto, que deve ser expandido, abrange 22,3 mil quilômetros, sendo o equivalente a uma viagem de São Paulo até o Japão. As intervenções abrangem grandes rodovias, estradas estaduais, concedidas e vicinais. Pela primeira vez, mais de 1,5 mil obras públicas e privadas são consideradas complementares, impulsionando o desenvolvimento do Estado.