Brasil ainda não tem acordo para comprar vacina da Pfizer
O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou nesta quarta-feira (2) que o Reino Unido aprovou a vacina contra a covid-19 produzida pelas farmacêuticas Pfizer e Biontech e iniciará a vacinação da população já na próxima semana.
O primeiro lote com 10 milhões de doses será disponibilizado pelo serviço público de saúde britânico (NHS em inglês) ainda este anos, das quais 800 mil doses serão entregues na próxima semana. A prioridade será dos profissionais de saúde.
A notícia foi bem recebida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mas não por todos os países europeus. De acordo com Peter Liese, eurodeputado alemão e aliado de Angela Merkel, “o mais correto” teria sido esperar uma aprovação por parte da agência reguladora europeia, o que deve ocorrer nas próximas semanas, segundo informações do portal UOL.
A vacina da Pfizer é aplicada em duas doses, precisa ser armazenada a uma temperatura de -70ºC e, segundo o laboratório, tem eficiência de 94%.
No Brasil ainda não há acordos para aquisição desta vacina, principalmente por conta da necessidade de se armazenar em uma temperatura tão baixa, fator complicante para a logística brasileira.
O Reino Unido se torna hoje o primeiro país do ocidente a aprovar uma vacina.