Cinema e parques continuam fechados, enquanto praça de alimentação tem somente delivery
Pelo menos 80% de todas as lojas do Internacional Shopping reabriram na sexta-feira, 12, durante o Dia dos Namorados, segundo representantes da Gazit, administradora do local. Estabelecimentos de entretenimento e de aglomeração como o cinema, continuam fechados e sem prazo para reabrir.
No primeiro dia de retorno das atividades, o shopping chegou a ter uma fila antes das 14h, horário de início das operações, mas o movimento foi baixo até as 18h30 e começou a tomar corpo pouco antes do fechamento, às 20h.
Boa parte dos comércios apresentavam movimento baixo, exceto lojas maiores, como a Pernambucanas, que teve uma fila considerável para pagamento e muitas pessoas em busca de travesseiros.
Para atender as medidas de reabertura, foram colocados totens de gel em diversos espaços do shopping e a aferição de temperatura era feita em todas as entradas. Os estacionamentos também funcionavam apenas com 25% da capacidade.
Questionado se algum dos comércios no local foi fechado, o superintendente do shopping, Edelcio Cazelato, informou que não, pois foram feitas negociações e reduções de nos valores cobrados, como aluguel.
“O tempo todo a empresa estava disponível para todo tipo de negociação, nós reduzimos o custos do shopping em no mínimo 50% e todos os lojistas estão em contato com a administração para que a gente não perca nenhum lojista importante”, disse o administrador.

Espaços como cinema, parque de diversão e atendimento presencial na praça de alimentação ainda não tem previsão para serem reabertos.

“Isso vai depender das decisões governamentais. Estamos acompanhando diariamente e essa é uma próxima etapa após um controle maior da pandemia e segurança para todos os clientes e funcionários”, concluiu.
Mesmo com a permissão para delivery, muitos dos restaurantes e lanchonetes estavam fechados. Segundo Edelcio, isso ocorreu porque era preciso repor os estoques e muitos comerciantes foram avisados de última hora.
Com a flexibilização da quarentena para retomada econômica, os shoppings da cidade ficam abertos das 14h às 20h, diferente da Capital, onde o fluxo é permitido das 16h às 20h.
Vale ressaltar que, diferente da região central, no shopping todos os visitantes estavam de máscara.