75% dos conveniados em Guarulhos possuem assistência médica por meio de planos empresariais
Quatro em cada 10 guarulhenses possuem convênio médico, é o que aponta levantamento feito pelo GRU Diário com base em dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
De acordo com a ANS, a cidade tem 551.476 cidadãos, em uma população de quase 1,4 milhão de pessoas, que podem utilizar a rede particular para tratamentos, consultas, cirurgias e demais procedimentos médicos. Os dados da ANS são referentes ao saldo do primeiro trimestre deste ano.
Em tese, isso explicaria porque além dos hospitais públicos, a rede particular da cidade também ficou lotada durante o ápice da pandemia da covid-19 na cidade, em março e abril. Durante este período, a Prefeitura tentou alugar leitos na rede privada, mas conseguiu vagas de UTI apenas em um hospital, já que a rede privada também estava lotada.
A maior parte dos planos de saúde de Guarulhos são contratados por meio do trabalho, ou seja, planos empresariais, que representam 75% dos convênios da cidade.
O público feminino tem um maior grau de adesão: 294.152 conveniados são mulheres e 257.324 são homens.
Se comparado com março de 2000, quando os dados começaram a ser disponibilizados pela ANS e Guarulhos tinha pouco mais de 250 mil pessoas conveniadas, a cidade mais que dobrou o número de pessoas que utilizam a rede particular em 20 anos.