Deputado federal segue com vice indefinido
Em convenção no CEU Bonsucesso, no sábado (13), o PT lançou a candidatura do deputado federal Alencar Santana à Prefeitura de Guarulhos. Os organizadores estimam a participação de cerca de 8 mil pessoas. A surpresa é que não houve a indicação do vice da chapa petista, que segue indefinido.
A coligação, além do PT, conta com Agir, Avante, PCdoB, Psol, PV e Rede. Houve a oficialização também das candidaturas a vereador das siglas citadas.
Alencar ressaltou que é o candidato com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fez vários investimentos em Guarulhos em seus governos. Ele destacou o trabalho das gestões petistas na cidade.
“Tenho o maior orgulho de ser do PT e de representar o projeto do presidente Lula, mas não só isso. É um projeto dos partidos aliados”, disse.
O petista fez várias críticas ao governo do prefeito Guti (PSD), entre os quais as políticas públicas na saúde, na educação e no transporte público.
“Mais de 5 mil crianças esperam vaga em creche. Será que Guarulhos não tem dinheiro? O que falta é compromisso, trabalho e vontade de fazer e resolver”, criticou.
Na convenção, Alencar não falou sobre o vice. A reportagem apurou que o PT deseja que a função seja ocupada pelo deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) ou pelo presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Josinaldo Cabeça (PDT).
Na última semana, Cabeça confirmou que recebeu reiterados contatos para a retirada da candidatura de Nakashima, mas garantiu que não aceitaria nenhum deles. Uma das ligações foi do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é aliado de Alencar.
Se o PDT mantiver a candidatura de Nakashima, a estimativa é que a vice fique com a Professora Adê Rocha, que já foi indicada a vice de Elói Pietá (Solidariedade) na eleição de 2020.