Vencedores receberam troféus em cerimônia realizada no Espaço Livre Café Bar
No último sábado (6), o projeto Jovens Escritores, idealizado pelo escritor Auriel Filho, realizou uma grande cerimônia no Espaço Livre Café Bar, na região central, para o lançamento da 4ª edição do livro que contém 50 textos dos estudantes de escolas públicas e particulares de Guarulhos e da capital paulista.
Neste ano foram enviados 1.070 textos entre crônicas, contos e poesias, 87 escolas participaram, e 49 projetos educacionais e culturais foram inscritos para concorrer ao troféu “Darcy Ribeiro” Escola Amiga da Educação e da Cultura.
As escolas que receberam o troféu neste ano foram: Colégio Certus, E.E.PEI.Jd Santa Cecília e a E.E. Prof. Hélio Polesel. Foram também selecionados 10 textos indicados pelos jurados para concorrer ao troféu jovens escritores tendo como 1º lugar “Uva-passa” de Marina Barrichello Marone do Colégio Dante Alighieri, em 2º lugar “Clara” de Sabrina Leite Frutuoso da E.E.Louis Braille e 3º lugar “A paz é para os mortos” de Cecília Naslausky Seefelder de Assis do Senac Nações Unidas.

Segundo Auriel Filho a cada ano o prêmio cresce e a novidade é que o projeto de lei 1170/2019 que institui o Prêmio Jovens escritores em todo o Estado de São Paulo teve aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Alesp (CCJ) e agora espera um parecer favorável pela Secretaria Estadual de Educação.
“Mesmo em tempos de pandemia o Prêmio Jovens Escritores de 2021 cumpriu o seu papel que é fomentar o livro, a leitura e a literatura em conjunto com os empresários, escolas públicas e particulares, além dos estudantes”, frisou Filho.